IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Renan indica que Senado deve derrubar decreto de conselhos populares

29/10/2014 18h16

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), praticamente sepultou qualquer possibilidade de o decreto presidencial que prevê a realização de consultas a conselhos populares pelo governo sobre políticas públicas, der rubado na Câmara, prosperar na casa. Ele fez dura crítica ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

"Essa dificuldade estava posta desde antes das eleições. Essa coisa de criação de conselhos é conflituosa, ela não prospera no parlamento. Deverá cair", avaliou.

Renan não quis se comprometer com a data em que o assunto será apreciado no Senado e disse haver outras prioridades na pauta. Mas reiterou não ter qualquer expectativa de resultado diferente da Câmara. "A expectativa no Senado não é diferente do que era na Câmara. Esse é um projeto polêmico, que encontra muitas resistências no parlamento. A qualquer momento que ele for votado sofrerá muita resistência."

Renan rebateu as afirmações de Gilberto Carvalho, para quem a derrubada do decreto nada mais é que uma "vitória de pirro", uma vontade de impor um revés político a presidente Dilma Rousseff por conta da disputa eleitoral te rminada há pouco. "Sinceramente, mais uma vez o ministro Gilberto Carvalho não sabe nem do que está falando."