Jato militar KC-390 da Embraer realiza voo com sucesso
O jato de transporte militar KC-390, desenvolvido pela Embraer, decolou nesta segunda-feira, por volta das 10h10, da pista de testes da empresa em Gavião Peixoto (SP), e realizou um voo bem-sucedido.
"Sucesso total", afirmou o diretor do Instituto de Fomento à Indústria (IFI), coronel aviador Marcelo Franchitto, sobre o primeiro voo do jato de transporte militar KC-390, que passou uma hora e quarenta minutos no ar.
A aeronave realizou um voo tranquilo, segundo informou Franchitto, responsável pelo processo de certificação dentro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). O presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, também participou do evento.
O KC-390, o maior e mais complexo avião já produzido pela indústria aeronáutica brasileira, foi comandado por Mozart Marques Louzada Junior, piloto de testes chefe da Embraer, em conjunto com o também piloto de provas Oliveira Lima. Os dois são oficiais da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em dezembro, a companhia identificou um problema no motor da aeronave, que foi substituído e encaminhado para manutenção. A fabricante, dessa forma, estava apenas aguardando a autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para o teste da aeronave.
A FAB financiou o desenvolvimento do projeto, avaliado em R$ 4,9 bilhões, e assinou contrato de produção de 28 aeronaves com a Embraer, um montante da ordem de R$ 7,2 bilhões.
Para produzir os aviões e também os equipamentos de apoio de solo, logística inicial e treinamento de pilotos e mecânicos, a FAB conseguiu aprovar uma verba de R$ 1,9 bilhão. A entrega do primeiro avião para a FAB é prevista para o fim de 2016.
"Sucesso total", afirmou o diretor do Instituto de Fomento à Indústria (IFI), coronel aviador Marcelo Franchitto, sobre o primeiro voo do jato de transporte militar KC-390, que passou uma hora e quarenta minutos no ar.
A aeronave realizou um voo tranquilo, segundo informou Franchitto, responsável pelo processo de certificação dentro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). O presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, também participou do evento.
O KC-390, o maior e mais complexo avião já produzido pela indústria aeronáutica brasileira, foi comandado por Mozart Marques Louzada Junior, piloto de testes chefe da Embraer, em conjunto com o também piloto de provas Oliveira Lima. Os dois são oficiais da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em dezembro, a companhia identificou um problema no motor da aeronave, que foi substituído e encaminhado para manutenção. A fabricante, dessa forma, estava apenas aguardando a autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para o teste da aeronave.
A FAB financiou o desenvolvimento do projeto, avaliado em R$ 4,9 bilhões, e assinou contrato de produção de 28 aeronaves com a Embraer, um montante da ordem de R$ 7,2 bilhões.
Para produzir os aviões e também os equipamentos de apoio de solo, logística inicial e treinamento de pilotos e mecânicos, a FAB conseguiu aprovar uma verba de R$ 1,9 bilhão. A entrega do primeiro avião para a FAB é prevista para o fim de 2016.
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