IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moody's pode rebaixar novamente Petrobras por balanço incompleto

03/02/2015 17h20

A agência de classificação de riscos Moody's Investors Service pode cortar novamente os ratings da Petrobras se a estatal não esclarecer, até o próximo mês, quando serão publicados os resultados auditados do segundo semestre do ano passado, contendo as baixas contábeis dos ativos inflados por corrupção.

Na semana passada, a Moody's cortou o rating da Petrobras de "Baa2" para "Baa3", citando a falta de esclarecimento da companhia ao publicar os dados financeiros do terceiro trimestre sem as baixas contábeis.

Segundo a Moody's, a Petrobras deve enfrentar restrições de liquidez se não conseguir publicar os resultados auditados do ano passado.

"Ações adicionais nos ratings vão considerar novos desenvolvimentos nas investigações de corrupção e o tempo passado após o fim do prazo normal para publicação dos dados financeiros", afirmou a Moody's.

Se os preços de derivados de petróleo continuarem inalterados no Brasil, a Petrobras deve gerar caixa suficiente para cumprir suas obrigações de curto prazo e obrigações de capital. Ainda assim, atrasos na publicação do balanço criam risco, uma vez que os credores podem acelerar o vencimento dos títulos da dívida da companhia.

A Moody's continua considerando que, se necessário, o governo brasileiro vai dar suporte à Petrobras por meios diferentes, que incluem assistência direta por meio de aportes do Tesouro ou empréstimos por bancos públicos. No entanto, essa ajuda do governo pode ser limitada se uma fatia substancial da dívida da estatal vencer.