IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caso Labogen está encerrado, diz ministro da Saúde

13/04/2015 20h30


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta segunda-feira que o "caso Labogen" está encerrado para o ministério. A Labogen é investigada na Operação Lava-Jato.

Ele disse ainda que o ministério não fará nenhum tipo de questionamento ao ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT).

Na semana passada, o juiz Sergio Moro escreveu no despacho em que autoriza buscas e apresentações relacionadas ao ex-deputado petista André Vargas (sem partido) que o Ministério da Saúde omitiu encontros do ex-ministro Padilha com o doleiro Alberto Youssef e com Vargas.

Youssef disse em depoimento de sua delação premiada que Vargas fez uma reunião em seu apartamento funcional para apresentar a Labogen a Padilha.

"Os subscritores da referida nota, agentes do Ministério da Saúde faltaram, aparentemente, com a verdade para com este juiízo, ao não revelarem todos os fatos envolvidos na aprovação da parceria", escreveu Moro no despacho.

"Outras mensagens telemáticas interessantes dizem respeito a encontro entre André Vargas e Carlos Augusto Graboi Gadelha, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, na época Secretário do Ministério da Saúde, apontando mais uma intervenção de André com outro dirigente do referido Ministério", disse Moro no despacho, acrescentando que agentes do Ministério da Saúde omitiram "qualquer informação acerca dos aludidos encontros de André Vargas com Alxandre Padilha ou com Carlos Gadelha a respeito dos fatos".

Chioro disse ainda que investigação não significa que as pessoas sejam culpadas.

"Investigação condena alguém? A sindicância e todos os elementos são claros e transparentes", disse Chioro a jornalistas em entrevista coletiva.

Chioro disse ainda que só pode responder por acontecimentos de sua gestão, e não de seu antecessor, Alexandre Padilha. Desde o começo da investigação sobre a Labogen, o Ministério da Saúde tem adotado a posição de repetir que a parceria com a Labogen não foi fechada.