IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Possibilidade de El Niño em 2015 é três vezes maior que o normal

28/04/2015 11h55


O escritório de meteorologia do governo da Austrália manteve seu alerta para a possibilidade de estabelecimento de um El Niño neste ano, o que significa que há três vezes mais chances que o normal de o fenômeno ocorrer.

As temperaturas da superfície da região tropical do Oceano Pacífico já estão acima do limite de formação do El Niño, e os ventos continuaram mais fracos que a média por várias semanas. "Isso sugere que alguma ligação entre o oceano e a atmosfera pode estar ocorrendo", informou o escritório, em nota. Se esse padrão se mantiver ou se fortalecer, haverá a formação do fenômeno.

O El Niño está comumente associado a chuvas torrenciais no sul dos Estados Unidos e no Peru, e a seca no oeste do Pacífico, inclusive na Austrália. No Brasil, o fenômeno provoca chuvas fortes no inverno na região Sul e seca no Norte e no Nordeste.

Todos os modelos climáticos internacionais pesquisados pelo escritório do governo australiano indicam que as temperaturas do Oceano Pacífico continuarão acima do limite de formação do El Niño ao menos até a primavera (do Hemisfério Sul).