IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Contratos com Petrobras somam 85% do faturamento da Lupatech

26/05/2015 15h11


Os pagamentos realizados pela Petrobras representam mais de 85% do faturamento da Lupatech, que entrou nesta terça-feira com pedido de recuperação judicial.

A redução da demanda de serviços por parte da estatal vem impactando de forma negativa as receitas do grupo, de acordo com a petição inicial da recuperação, entregue na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A Lupatech possui relevantes montantes ainda a receber da Petrobras, "o que prejudica ainda mais o seu fluxo de caixa, afetando o seu equilíbrio financeiro, limitando seu capital de giro e sua capacidade de investimentos".

A fabricante destaca não possuir nenhuma relação com as correntes denúncias que envolvem a Petrobras, seus fornecedores e o poder público. "O grupo Lupatech nunca foi, de nenhuma maneira, nem mesmo acusado de participar em qualquer esquema ilícito envolvendo as investigações atualmente conduzidas", afirma a companhia.

No entanto, diz a fornecedora, esse contexto fez do grupo uma vítima, pois a instabilidade gerada a partir dessa situação vem causando efeito negativo sobre toda a cadeia de suprimentos da Petrobras.

Tal mudança de cenário fez com que potenciais desmobilizações de ativos fossem prejudicadas, além de dificultar a obtenção de linhas de crédito de instituições financeiras e afastar potenciais investidores para praticamente todas as empresas do ramo.

Em setembro do ano passado, a Lupatech concluiu um processo de recuperação extrajudicial, que teve como resultado a capitalização de mais de R$ 1,1 bilhão de dívida. Soma-se a isto um programa de redução de custos e despesas, inclusive com a desmobilização de ativos não estratégicos, o que representou ganho de eficiência.

No fim do ano passado, no entanto, diz a fabricante, houve significativa alteração do cenário do segmento de óleo e gás, resultado da drástica queda do preço do barril de petróleo e da crise da Petrobras.