IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa sobe com produção industrial menos ruim que a esperada

02/06/2015 10h25


O Ibovespa abriu em alta nesta terça-feira. O principal índice da BM&FBovespa registrava alta de 1,01% às 10h20, para 53.565 pontos.

A alta no índice é puxada por uma produção industrial melhor que a esperada e pela alta das commodities metálicas no exterior. Também ajudam, dizem analistas, a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Par Corretora e o lançamento de títulos da Petrobras.

A Par Corretora aumentou ontem o preço máximo de sua oferta inicial de ações, com demanda maior que o esperado. E ontem a Petrobras fechou uma captação de US$ 2,5 bilhões em bônus com prazo de 100 anos. A demanda chegou a US$ 13 bilhões.

A produção da indústria nacional caiu 1,2% em abril na comparação com o mês anterior, na série com ajustes sazonais. Foi o terceiro resultado negativo consecutivo. Nesse período, a produção acumulou perda de 3,2%.

O resultado de abril veio um pouco melhor que a média prevista por 18 analistas consultados pelo Valor Data, de queda de 1,3%. O intervalo das estimativas ficou entre recuo de 0,5% e retração de 1,7%. Segundo analistas, a produção industrial caiu 7,6% na comparação anual, ante expectativa de queda de 8,1%.

Mercado externo

No exterior, seguem rumores de que serão anunciadas medidas de estímulo econômico na China, segundo a Um Investimentos. "As bolsas de valores na Ásia seguem impulsionadas pelo forte desempenho na China, que hoje fechou em alta de 1,7%, estendendo o atual rali", diz a Citi Corretora em nota.

A Grécia apresentou acordo de resgate aos credores, mas as dúvidas sobre a capacidade de pagamento do país continuam, o que pressiona as bolsas da Europa. O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, informou que apresentou um plano "abrangente" às três instituições que supervisionam o programa de resgate do país e que a decisão sobre a aprovação do acordo está nas mãos dos líderes europeus.

O premiê se mostrou otimista e disse acreditar que o plano será aceito. Tsipras destacou que Atenas fez algumas concessões e alertou que o dia seguinte à assinatura do acordo será um dia difícil. A Grécia tem até sexta-feira para pagar uma parcela de 300 milhões de euros ao FMI.

Segundo um comissário da União Europeia, as negociações entre a Grécia e os credores internacionais estão progredindo, mas ainda é necessário um esforço maior de ambas as partes para se chegar a uma solução, diz a XP em nota desta manhã.