IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Campbell compra a americana Garden Fresh Gourmet

09/06/2015 13h00


A Campbell Soup Company anunciou nesta terça-feira ter fechado acordo para adquirir a companhia americana Garden Fresh Gourmet, especializada na produção de molhos, por US$ 231 milhões.

A aquisição será financiada com a emissão de notas promissórias pela Campbell. A conclusão do negócio está sujeita a aprovações dos órgãos regulatórios. A expectativa das companhias é fechar a operação no quarto trimestre deste ano.

A Campbell informou, no entanto, que a operação só terá efeito no desempenho financeiro da companhia a partir de 2016. Ainda como parte do acordo, Jack Aronson, cofundador da Garden Fresh, atuará como conselheiro do negócio.

Pelo acordo firmado, a Garden Fresh Gourmet vai se tornar parte da divisão de alimentos frescos da Campbell. A meta da Campbell é aumentar a escala de vendas dessas linhas para todo o varejo americano.

O segmento de alimentos frescos embalados movimenta por ano em torno de US$ 19 bilhões nos EUA. No ano passado, essa categoria cresceu 4,9% em vendas, acima da média da indústria de alimentos.

A Garden Fresh movimentou no ano passado US$ 100 milhões em receita líquida. Com a sua compra, a divisão de produtos frescos da Campbell amplia a sua receita líquida anual em mais de 10%, para US$ 1 bilhão, segundo a companhia.

A aquisição faz parte dos planos da Campbell de acelerar seu ritmo de crescimento, com a inclusão de linhas de alimentos frescos e orgânicos envasados.

Segundo informou a Campbell em comunicado, os produtos da Garden Fresh Gourmet serão um novo motor de crescimento para a companhia, no momento em que a empresa muda o seu foco de negócios.

Nos últimos anos, a Campbell investiu no segmento de alimentos naturais e orgânicos para voltar a crescer. Em 2012, adquiriu a Bolthouse Farms, especializada em alimentos orgânicos. No ano seguinte, comprou a Kelsen Plum, que também atua nesse segmento.

No terceiro trimestre fiscal, concluído em 3 de maio, a Campbell registrou queda de 4% nas vendas, para US$ 1,9 bilhão. A empresa associou a queda à valorização do dólar frente a outras moedas, que gerou perdas na conversão das vendas para a moeda americana. As vendas fora dos Estados Unidos representam 38% da receita total da companhia. O lucro por ação ficou estável em US$ 0,58.