IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cade abre investigação contra Positivo por conduta anticompetitiva

23/07/2015 15h36


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu processo investigativo contra 10 empresas e 18 pessoas físicas para apurar condutas anticompetitivas em licitações para compra de notebooks, desktops, tablets, lousas interativas e projetores. Na lista de investigadas está a Positivo Informática.

Segundo investigação do Ministério Público de Santa Catarina, que balizou o processo iniciado pelo Cade, a Positivo faria uma divisão geográfica de mercado com reserva de oportunidades para que seus revendedores participassem de licitações específicas. Os que não fossem autorizados, não poderiam participar daquele certame. Quem não cumprisse o acordo teria o fornecimento de produtos recusado, entre outras punições.

"Como a Positivo participava diretamente de licitações - concorrendo, portanto, com seus revendedores -, há indícios de que tal política criaria dificuldades a concorrentes ou conluios entre eles", diz comunicado do Cade. A fabricante também teria repassado informações comerciais sensíveis entre os revendedores, influenciando a adoção de condutas uniformes entre os concorrentes.

A Superintendência do Cade também encontrou indícios de cartel em licitações nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com acerto entre os revendedores para saber quem participaria ou quem daria cobertura ao designado a vencer a disputa.

Procurada, a Positivo disse, via assessoria de imprensa, que não tinha porta-voz disponível no momento para comentar o assunto.