IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice de Confiança da Construção fica estável em agosto, aponta FGV

27/08/2015 08h37


O Índice de Confiança da Construção ficou estável, em 70,8 pontos, em agosto em relação a julho, de acordo com sondagem mensal realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado sucede três quedas consecutivas: de 4,3% em maio, de 0,4% em junho, e de 3,9% em julho.

Na comparação com agosto do ano passado, contudo, o indicador ainda registra queda forte, de 31,6%. No ano, acumula queda de 25,7%. O nível da confiança do setor segue bem abaixo da média histórica, de 116,8 pontos.

"Apesar da estabilidade do índice, a percepção dos empresários em relação à situação atual dos negócios continuou piorando. A rapidez da queda tem sido significativa e está se refletindo no mercado de trabalho. Com os novos cortes no PAC, os atrasos no Minha Casa, Minha Vida e a paralisia do mercado imobiliário, disse Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre, em nota.

De acordo com a sondagem, a estabilidade do índice decorre de movimentos opostos das avaliações em relação ao estado atual dos negócios e das expectativas em relação aos meses seguintes: o Índice da Situação Atual (ISA) recuou pelo nono mês consecutivo (-0,9%), alcançando 56,4 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 0,7%, depois de uma forte queda de 5,9%, em julho, alcançando 85,2 pontos.

A queda do índice de situação atual foi influenciada pelo indicador que mede o grau de satisfação das empresas com a situação atual dos negócios, que caiu 5,6%, em agosto, atingindo 53,5 pontos, o menor nível da série iniciada em julho de 2010.

No caso das expectativas, a reação observada foi influenciada pelo indicador que mede as perspectivas em relação à evolução da situação dos negócios para os próximos seis meses, com crescimento de 2,8%, em agosto, contra uma queda de 7,9%, em julho, atingindo 91 pontos.

A edição de agosto da sondagem da construção coletou informações de 673 empresas entre os dias 03 e 25 deste mês.