IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fenabrave diz que 691 concessionárias fecharam as portas desde janeiro

02/09/2015 14h23


A Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de veículos, informou nesta quarta-feira que, em decorrência da forte queda no consumo de automóveis no país, 691 revendas fecharam as portas neste ano.

Como outras 344 lojas foram inauguradas - sobretudo em redes em expansão de marcas como Jeep, Audi e BMW -, o saldo de pontos de venda desativados desde janeiro é de 347 unidades, o que, segundo a associação, representa entre 5% e 6% da rede nacional de distribuição de veículos.

Conforme a Fenabrave, essas concessionárias não faturaram veículos neste ano, numa indicação de que não estão funcionando. Entre elas, 147 lojas de motos deixaram de operar. O enxugamento nesse setor resultou na eliminação de 17 mil postos de trabalho, informou a associação.

Em entrevista coletiva a jornalistas, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., atribuiu o agravamento da recessão enfrentada pelo setor à combinação de crise política e econômica, com falta de confiança das empresas e consumidores, desemprego em alta e escalada da inflação, com consequente aumento das taxas de juros.

O executivo disse ainda que os bancos seguem rigorosos nas liberações de crédito, com um índice de aprovações de financiamentos a carros na faixa de 3 a 3,5 a cada dez pedidos de empréstimo. No caso das motos, as aprovações não chegam a duas a cada dez fichas cadastradas, disse Alarico.

Segundo ele, os estoques de veículos encalhados em pátios de montadoras e concessionárias estão entre 305 e 310 mil unidades, um volume suficiente para 47 dias de venda. Um mês antes, o giro estava em 45 dias, quando o ideal seria reduzir isso para um patamar mais próximo de 30 dias.

Para a Fenabrave, o avanço do desemprego tende a pressionar os índices de inadimplência nos próximos meses, mas a entidade avalia que o sistema bancário está preparado para absorver esse choque sem aumentar a seletividade nas concessões de empréstimos.

"Os bancos tiveram perdas com crédito nessa modalidade e a eliminação de empregos pode gerar maior inadimplência. Mas os bancos já trabalham com muito mais rigor do que em anos atrás", ressaltou o executivo, lembrando também que, a despeito do possível avanço dos calotes, a atualização na lei de alienação fiduciária, facilitando a retomada de bens de inadimplentes, reduziu o risco da operação.

Assim como a Anfavea, entidade que representa as montadoras, a direção da Fenabrave avalia que o consumidor será beneficiado com a economia a ser obtida a partir da implementação do sistema eletrônico que vai simplificar, a partir de março, a documentação de carros usados, muitas vezes dados como entrada na compra de um zero quilômetro.

Carro usado

"A isenção será automaticamente repassada e o carro ficará mais barato ao comprador", disse Alarico, ao fazer comentários sobre o Renave, sistema apresentado na segunda-feira pelo governo para reduzir a burocracia nos processos de compra e venda de modelos usados.

Quando o módulo estiver funcionando, com a integração de sistemas da Receita Federal e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as revendas não terão mais que fazer presencialmente em cartórios a transferência da propriedade do veículo quando compram o carro usado. A economia é estimada em R$ 980 a cada automóvel adquirido, o que significa um ganho de R$ 6,5 bilhões para toda a cadeia.