IPC-S avança para 1% em novembro e sobe 10,39% em 12 meses
Puxado pelos alimentos mais caros, o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) fechou novembro com alta de 1%, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Na terceira prévia daquele mês, a inflação tinha sido de 0,94%. Com o resultado, o indicador acumulou alta de 9,57% no ano e de 10,39% nos últimos 12 meses.
Das classes de despesas avaliadas, o destaque coube para Alimentação, que saiu de uma elevação de 1,58% na terceira prévia de novembro para 1,85% no encerramento do mês, por causa do aumento de preços em hortaliças e legumes (15,86% para 21,61%). Produtos como tomate e batata pesaram na cesta do consumidor.
As demais altas ocorreram em Educação, leitura e recreação (0,36% para 0,55%), Comunicação (0,30% para 0,53%) e Habitação (0,65% para 0,66%), puxadas por salas de espetáculo (0,22% para 0,54%), tarifa de telefone residencial (0,26% para 1,42%) e material para reparos de residência (0,27% para 0,54%), respectivamente.
Em contrapartida, na passagem da terceira prévia para o levantamento final de novembro, houve desaceleração em Transportes (1,35% para 1,19%), Vestuário (0,73% para 0,56%), Saúde e cuidados pessoais (0,63% para 0,61%) e Despesas diversas (0,07% para 0,06%), influenciados por gasolina (3,37% para 2,67%), roupas (0,88% para 0,60%), perfume (0,62% para 0,49%) e cartão de telefone (1,84% para 1,71%), respectivamente.
Individualmente, os itens que mais pesaram sobre a inflação no encerramento de novembro foram tomate, batata, gasolina, etanol e conta de luz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.