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Com feriados, FecomercioSP prevê perda de R$ 10 bi em vendas no ano

02/01/2017 15h50

O comércio varejista brasileiro deve perder R$ 10,5 bilhões em 2017 devido ao fechamento de lojas durante os feriados prolongados, estima a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FercomercioSP). Esse montante é 2% superior ao dado projetado em 2016. O aumento deve-se ao fato de que, neste ano, o país terá um feriado prolongado a mais do que no ano passado e um feriado simples em dia de semana a mais. Em 2016, o feriado de 1º de maio caiu no domingo; neste ano, cai na segunda-feira.

De acordo com os cálculos da FecomercioSP, o setor de vestuário, tecidos e calçados deve perder aproximadamente R$ 1,1 bilhão com os feriados e pontes de 2017, 23% a mais do que no ano passado.

Já o segmento de supermercados deve registrar prejuízos perto de R$ 3 bilhões, 2% acima do calculado para 2016. Para o setor de farmácias e perfumarias, a entidade prevê perda de R$ 1,6 bilhão, 7% superior a 2016.

O segmento de outras atividades - que inclui combustíveis, joias e relógios, artigos de papelaria, entre outros - perderá cerca de R$ 3,9 bilhões, 8% a menos que no ano passado.

Os cálculos da FecomercioSP desconsideraram os feriados estaduais e municipais que também prejudicam a atividade comercial. Segundo a entidade, após dois anos de forte recessão econômica - com retrações de 3,8% em 2015 e 3,5% esperada para 2016 - o número excessivo de feriados e pontes deveria se revisto, para promover um aumento na produtividade do varejo.

Para os estabelecimentos que desejam abrir as portas nos feriados na tentativa de suavizar essas perdas, a Federação alerta para os custos adicionais (100% para trabalhos em feriados adicionados de cerca de 37% de encargos) para a empresa, o que pode inviabilizar essa opção.