IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cai secretário de Temer que elogiou chacinas de presos, diz jornal

07/01/2017 00h16


De acordo com o site do jornal "O Globo", o secretário Nacional de Juventude do governo Michel Temer, Bruno Júlio, pediu demissão depois das polêmicas declarações em que elogiou as chacinas de presidiários no Norte do país.

Segundo o Planalto, informa o jornal, a saída foi pedida por Júlio e foi aceita por Temer. A decisão será públicada no "Diário Oficial da União" nos próximos dias.

Bruno Júlio foi nomeado para chefiar a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), área do governo federal vinculada à Secretaria de Governo da Presidência da República, em junho do ano passado. Filiado ao PMDB, ele é líder licenciado da juventude do partido e filho do deputado estadual mineiro Cabo Júlio.

Bruno Júlio disse hoje que "tinha que ter uma chacina por semana" sobre as recentes matanças de mais de 90 presos no Amazonas e em Roraima.

Em matéria publicada no site de "O Globo", Júlio prossegue: "Eu sou meio coxinha sobre isso. Sou filho de polícia, né? Tinha era que matar mais."

Mais de três horas depois que seus comentários foram veiculados na internet, Bruno Júlio postou uma nota de esclarecimento em sua página no Facebook. Ele argumenta que falou "como cidadão, em caráter pessoal," ao responder perguntas sobre a chacina que deixou mais de 30 presos mortos em presídio de Roraima.

Ele voltou a dizer que há "valorização muito grande da morte de condenados". Ele também explica que "embora o presidiário também mereça respeito e consideração, temos que valorizar mais o combate a violência com mecanismos que o Estado não tem conseguido colocar à disposição da população plenamente", escreveu, sem detalhar a quais mecanismos se refere.