IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chegou a sua hora de empreender?

Filomena Garcia

Colunista do UOL, em São Paulo

02/07/2013 06h00

A notícia ruim é que não existe uma resposta pronta para essa pergunta, uma receita de bolo a ser seguida. A notícia boa é que a resposta certa está muito mais próxima do que você possa imaginar –simplesmente por que o critério de decisão vem de dentro de você.

Algumas pessoas insistem em querer definir o momento ideal de empreender a partir de fatores externos. Pode ser o momento da economia, o desempenho do mercado de trabalho, o crescimento de algum segmento específico, informações do mercado externo ou qualquer outro fator.

A grande questão é que sempre haverá motivos de sobra para olhar essas informações e tomar uma decisão baseada na forma como esses dados são interpretados.

Por exemplo: uma pessoa otimista pode olhar informações de resultados positivos de um determinado mercado e acreditar que, exatamente por isso, está diante de uma boa oportunidade de fazer a diferença.

Em contrapartida, outros empreendedores olham esses mesmos dados e concluem que, como todos estão animados com o bom desempenho de determinado setor, o mercado será muito competitivo e haverá pouca chance de alguém se diferenciar.

Ou seja, motivos externos sempre existirão para validarem ou não uma decisão sobre quando empreender.

Portanto, a resposta sobre o melhor momento de empreender está dentro, e não fora do empreendedor. Essa é uma decisão pessoal de acreditar em suas habilidades técnicas e comportamentais e agrupá-las de acordo com seu momento atual de vida.

A partir deste cruzamento, você poderá descobrir que ainda falta aprimorar algumas habilidades técnicas para o negócio que você pretende abrir.

Ou pode pensar que, apesar de estar habilitado do ponto de vista técnico e de atitude, você não está no seu melhor momento de vida, tem outras prioridades pessoais de realização ou mesmo prioridades ligadas à família.

Nesse caso, é melhor esperar mesmo.

Mas se você concluiu que possui as habilidades necessárias, tem motivação e está num momento de vida propício ao empreendedorismo, não perca mais tempo e arrisque-se. Não é uma decisão fácil de ser tomada.

Porém, é uma decisão e uma responsabilidade que cabem apenas a você – e por isso não deve ser movida ou justificada somente por fatores externos.