Gratificação ou PLR, qual é a melhor escolha?
Decidir entre pagar a gratificação aos empregados ou fazer com que eles participem dos lucros é um grande desafio para as micro, pequenas, médias ou grandes empresas.
Há diferença entre as duas. A gratificação é paga quando o empregado atinge uma meta ou por executar um trabalho exemplar. É específico. A PLR não.
O pagamento da PLR está voltado para uma administração participativa envolvendo gestores e empregados em um único objetivo comum “o ganho da empresa”.
Para o empregado, o capital humano é motivado e incentivado a comprometer-se com os objetivos da organização. Para a empresa, é uma forma de diminuir custos e aumentar resultados.
Seu pagamento está se tornando um negócio muito rentável para os dois. Isto ocorre em função dos benefícios fiscais concedidos.
A PLR surgiu da administração participativa. Nela, os funcionários são integrados, podendo participar das decisões, além os lucros e resultados.
No Brasil, a PLR foi instituída pela Lei nº 10.101, de 2000. Seu objetivo principal é motivar o empregado e, consequentemente, gerar melhores resultados para a organização.
A vantagem das empresas está na redução dos encargos sociais e a dedução do montante pago na base de cálculo do Imposto de Renda.
Além disso, a empresa não precisa oferecer salários altos para atrair e manter seus empregados. Com isso, diminuem o custo da folha de pagamento.
Para o empregado o aumento nos vencimentos e o incentivo a solidariedade entre eles e entre estes e a empresa é um diferencial muito importante. Porém, sua implantação não é tão simples.
A falta de envolvimento e desconfiança dos funcionários na relação, bem como as dificuldades com o sindicado da categoria, são alguns dos motivos que podem comprometer a implantação do programa.
Portanto, na negociação, alguns dos procedimentos a seguir, devem ser escolhidos de comum acordo:
• Comissão escolhida pelas partes, integrada, também, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria;
• Convenção ou acordo coletivo.
A implantação da PLR poderá ser um bom negócio desde que seja estabelecida uma parceria que resulte lucratividade para a empresa e acréscimo de renda para os funcionários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.