Governo declara estado de emergência em Mato Grosso por causa de lagarta
Devido ao ataque da lagarta Helicoverpa armígera nas lavouras de Mato Grosso, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, declarou, nesta segunda-feira (18), estado de emergência fitossanitária na região.
Na safra passada, a praga provocou prejuízos em diversos Estados, atacando plantações de soja, milho e algodão. Na cultura de algodão na Bahia, os danos foram estimados em R$ 2 bilhões.
Até o momento, apenas Bahia e Mato Grosso tiveram a emergência reconhecida.
O Órgão Estadual de Defesa Agropecuária de cada Estado será responsável por elaborar um plano de eliminação da praga baseado nos conceitos e práticas do Manejo Integrado de Pragas, desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
A especificação exata da área atingida pela praga deve ser divulgada em outra portaria nos próximos dias.
Em outubro deste ano, a presidente Dilma Rousseff autorizou o ministro da Agricultura a adotar procedimentos para o controle da lagarta, quando declarado oficialmente estado de emergência fitossanitária.
Entre as principais ações previstas no plano de combate à praga estão a adoção de áreas de refúgio, a destruição de restos culturais aliados ao uso controlado de produtos químicos.
O prazo de vigência da emergência fitossanitária para os dois Estados é de um ano, a contar da data de publicação no Diário Oficial da União.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.