IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção industrial de caviar de truta deve investir em criações maiores

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

20/02/2014 06h00

Os pesquisadores da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), de Campos do Jordão (SP), onde são feitos testes com o caviar de truta, realizaram um estudo de viabilidade econômica da atividade.

A conclusão foi de que ela é rentável para quem já têm estrutura de processamento de truta, ou seja, criadores que atualmente produzem o peixe para obter carne.

O investimento, segundo a pesquisa, seria recuperado em menos de um ano. “A indústria precisa de quantidade. Nós desenvolvemos um método que permite a industrialização, mas a produção ainda é um gargalo", afirma a pesquisadora Yara Tabata.

Seguindo ela, hoje as ovas teriam que ser recolhidas em uma série de criações familiares, que têm capacidade produtiva pequena. "A indústria, se quiser desenvolver o produto, terá que investir para garantir a produção”, diz.

A pesquisa simulou duas situações para o empreendimento. Em uma delas, com a estrutura de processamento da truta previamente existente, e outra para a construção de uma estrutura de processamento do caviar de truta.

O investimento necessário para a produção na primeira situação foi de R$ 42.487,50. Na segunda, de R$ 400.606,14.

“O investimento relativamente baixo na primeira simulação pode ser considerado atrativo para empresários estabelecidos que queiram diversificar seus produtos”, afirma a pesquisadora.

“Uma alternativa seria a união dos produtores para a construção de uma estrutura de processamento comum, ou então, comercializar as ovas para produtores que já possuem essa estrutura em operação”, explica Thais Machado, também da Apta.

O principal problema para a ampliação da oferta de caviar de truta, segundo Yara Tabata, é a baixa capacidade produtiva de truta do Brasil. “Truta é um peixe de água fria, que é rara no país", afirma.