IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Boa vontade não basta para ter trabalho; estude sempre e seu salário subirá

iStock
Imagem: iStock

Daniela do Lago

10/09/2017 04h00

O desemprego assola esse país, e com ele vemos o desespero daqueles que estão buscando um emprego para pagar as contas. É um cenário triste, porém já previsto há muito tempo pelos poucos estudiosos que viram esse cenário caótico que vivemos no Brasil.

No Brasil infelizmente o estudo não é incentivado. Segundo dados do IBGE de 2017, 93% dos brasileiros não possuem faculdade! Veja dados abaixo sobre nível de instrução acadêmica no Brasil:

  • 64% não têm instrução ou têm ensino fundamental incompleto
  • 12,7% têm ensino fundamental completo e médio incompleto
  • 16,4% têm ensino médio completo e superior incompleto
  • 6,8% têm superior completo
  • 0,1% têm pós-graduação

Se, por um lado vejo muitas empresas com vagas abertas e querendo contratar, mas sem encontrar profissionais qualificados que preencham seus requisitos, por outro lado, vejo inúmeros profissionais lutando por uma oportunidade de emprego e também não a encontram.

Ter boa vontade não basta para conseguir trabalho! De nada adianta você dizer que está disposto a “fazer qualquer serviço” ou que “aprende rápido o que lhe ensinarem” quando o empregador precisa de alguém que traga soluções para seu negócio.

Entenda que você terá que se qualificar academicamente. Nossa “pátria educadora” culturalmente não privilegia o estudo na vida do brasileiro, e temos que falar sobre isso.

O que acontece com esse país?

Como professora, sempre vou incentivar os estudos na vida de qualquer pessoa, independentemente da idade, ocupação ou classe social. Estou para ver quando estudo o prejudica!

Há um forte impacto da educação no seu holerite. Quanto mais você estuda, mais resultados gera e seu salário pode melhorar significativamente. As empresas estão buscando cada vez mais profissionais qualificados, pois somente por meio do estudo que ampliamos novas tecnologias, abraçamos novos projetos, investimos em novos mercados e vencemos a concorrência.

Educação requer tempo e dedicação, portanto comece logo. Infelizmente muitos adultos neste país pensam que a sua época para estudos já passou, mas esse pensamento está errado e temos mudar essa cultura.

Muitos têm o seguinte pensamento imediatista: “Para que investir no mínimo 20 anos da minha preciosa vida para estudar? Tenho outras coisas mais importantes a fazer, tenho contas a pagar hoje! Estudar é para os jovens, não para mim.”

Estudar vai demorar sim, mas pense bem, se voltar a estudar agora, em no máximo 20 anos sua vida estará bem melhor que hoje. Estudo é único investimento com retorno garantido! Esses 20 anos vão passar de qualquer jeito, você estudando ou não, a diferença é que com educação sua vida estará bem melhor do que sem educação. Mais uma vez a escolha é sua!

Veja nossa vergonhosa classe política, com tamanha falta de qualificação, abre-se espaço para decisões imediatistas, sem planejamento e análise das consequências que tanto prejudicam a todos nós, brasileiros. Como educadora brasileira, penso que nenhum político poderia nem sequer se candidatar sem a mínima graduação acadêmica. Já está difícil administrar esse país para aqueles que têm graduação, imagina para os que não têm? Por isso estamos afundando a cada dia.

Enquanto você busca sua qualificação acadêmica e volta a estudar, uma dica prática que pode usar imediatamente: você terá que ser versátil. Talvez não consiga um emprego registrado nesse momento, por isso é importante que tenha flexibilidade para trabalhar por períodos curtos. Esteja aberto para essa possibilidade, pode ser boa oportunidade para voltar mundo corporativo.

Dica para futuro certo: jamais pare de estudar! Educação é a escolha correta para seu desenvolvimento profissional.

Gostou do artigo? Útil para alguém? Então compartilhe! Quer saber mais sobre assuntos relacionados a comportamento no trabalho? Siga-me nas redes sociais nas quais sempre compartilho e posto conteúdo e materiais sobre temáticas de gestão de pessoas.

Instagram @danieladolago
Facebook: treinamentos Daniela do Lago