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Chefes só sabem apontar erros, mas não elogiam quando dá tudo certo?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Daniela do Lago

28/01/2018 04h00

Vamos refletir sobre um fenômeno que tenho observado nas empresas há muito tempo: somos, em geral, rápidos ao apontar os erros dos outros e lentos ao reconhecer seus acertos. Por que é tão difícil reconhecer algo positivo nas pessoas no trabalho? Por que muitos líderes simplesmente negligenciam dar feedback positivo para seus colaboradores?

Com frequência, líderes evitam dar às pessoas qualquer espécie de retorno, porque têm medo de que, quanto mais lhes der, mais irão querer.

Em minha prática ministrando treinamentos pelo Brasil, percebi que os conceitos sobre importância do feedback no dia a dia da gestão estão mudando, mas ainda há muito o que avançar.

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Acredito que a forma mais eficaz para manter um alto grau de eficiência no trabalho só aconteça com a prática constante de dar e receber feedback.

As pessoas normais obviamente preferem receber retorno positivo, mas quando não têm nenhum retorno sobre sua atuação, aceitam até mesmo o negativo. A razão é simples: o sofrimento emocional gerado pela indiferença é maior que o desconforto de receber feedback negativo.

Todos nós precisamos de um retorno, seja positivo ou negativo, sobre nosso comportamento ou desempenho. Em relação ao retorno negativo, esse sim está muito presente no nosso dia a dia. Já o positivo, nem tanto assim. É muito doloroso não receber retorno positivo sobre nossa atuação. Sonegar feedback positivo a alguém é uma espécie de castigo psicológico.

Muitos líderes alegam se sentir desconfortáveis ao elogiar alguém, como se elogiar um colaborador fosse motivo para a pessoa parar de fazer algo bom e escolher, então, fazer algo ruim. Não tem sentido!

Já ouviram a expressão: "Basta elogiar que a pessoa não faz mais!". Na boa, isso é uma imensa bobagem. E vou além: infelizmente, vejo esse comportamento nas famílias, em que pais e filhos se desconectam pelo simples fato de o foco estar somente nas críticas.

Você pode começar pelo básico: o simples fato de dar bom dia a um funcionário e perguntar como foi seu final de semana é um feedback importante! Muitos líderes consideram como algo irrelevante ou papo furado desnecessário, mas é, na verdade, um feedback de grande valor para maioria das pessoas. Isso se aplica tanto a seus colaboradores e colegas como também a amigos e familiares.

Se trabalhasse para alguém que nunca olhou para você, nem se dignou a dizer um "olá", confiaria nessa pessoa? Você se esforçaria para aumentar ou manter sua produtividade? Temeria ou respeitaria esse chefe?

Feedback positivo pode ter efeito curativo sobre a pessoa que recebe. Às vezes, um simples elogio é tudo o que a pessoa precisa ouvir para se manter conectada com o projeto ou a causa na empresa. Pode ser muito poderoso e também muito eficaz.

Vou dar uma dica simples. Você pode dizer: "É isso ai!"; "muito bem"; "bom trabalho" ou "meus parabéns". Todos esses comentários são ótimos, e muitas pessoas se sentem melhor depois de ouvir esse tipo de observação. O problema é que, muitas vezes, se tornam feedbacks positivos vazios e insignificantes por não terem o verdadeiro poder do feedback positivo.

Ao falar com alguém, descreva o comportamento específico que deseja elogiar e descreva como se sente a respeito. Assim, a pessoa saberá exatamente o que fez e, então, poderá repetir esse bom comportamento.

Exemplo: "Nas últimas semanas, percebi que fez de tudo para me ajudar. Estou grato especialmente por você ter passado a incluir mais detalhes no relatório, o que facilita meu trabalho para encontrar as informações. Isso poupa meu tempo e deixa o trabalho mais agradável".

Vamos lá! Experimente elogiar alguém hoje e verá o efeito positivo que vai causar no seu ambiente.

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