IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Programa de Lula cita 'emergência climática' e promete reduzir desmatamento

Desmatamento na Amazônia - iStock
Desmatamento na Amazônia Imagem: iStock

e Fabrício de Castro, do UOL, em Brasília

06/06/2022 14h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em uma tentativa de se opor ao presidente Jair Bolsonaro (PL), a coordenação da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer a chamada 'agenda verde' esteja no centro estratégico do programa de governo.

Em um documento enviado nesta segunda-feira (PT) aos partidos que integram a coligação da chapa Lula-Alckmin, há destaque para a necessidade de o Brasil construir "uma trajetória de transição ecológica".

"A emergência climática se impõe e a ciência não deixa margem para dúvida: o aquecimento global é inequívoco e seus resultados catastróficos. Os custos de não enfrentarmos o problema climático são inaceitáveis, com projeções de forte redução do PIB, perdas expressivas na produção nacional no médio prazo, e principalmente o sofrimento humano, somado às constantes tragédias ambientais", diz trecho do documento, o qual a coluna teve acesso.

O texto fala ainda que é compromisso da pré-campanha o cumprimento das metas de redução de emissão de carbono que o Brasil assumiu na Conferência de 2015 em Paris "e ir além, garantindo a transição energética". "A mudança das atividades produtivas para um padrão ambientalmente sustentável; a recuperação de terras degradadas por atividades predatórias; reflorestamento das áreas devastadas; e um amplo processo de preservação da biodiversidade e dos biomas."

Defesa da Amazônia

No documento, que está sendo batizado de Programa de Reconstrução do Brasil, há mais de 90 sugestões, boa parte ligadas a temas econômicos.

Segundo apurou a coluna, entretanto, há a intenção de explorar de forma intensa os chamados temas ambientais, como a Amazônia.

No texto, a pré-campanha de Lula diz que é "imperativo defender a Amazônia da política de devastação posta em prática pelo atual governo" e cita que nos governos petistas o desmatamento da Amazônia foi reduzido em quase 80%.

"Já nos comprometemos com o futuro do planeta, sem qualquer obrigação legal, e faremos novamente. Combateremos o crime ambiental promovido por milícias, grileiros, madeireiros e qualquer 16 organização econômica que aja ao arrepio da lei", diz o documento.

"O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta. É nosso dever conservar o cerrado, a mata atlântica, a caatinga, o pantanal e os outros biomas atualmente em risco por um modelo predatório de exploração e produção e pela total omissão do atual governo", afirma o texto.

Conforme mostrou a coluna, o PT e os partidos aliados lançarão uma plataforma digital nos próximos dias para receber contribuições ao programa.