Emprego e crédito nos EUA, dados da Europa e o que mais impacta os mercados
Veja as principais notícias que impactam o seu bolso hoje.
Assista ao vivo aos destaques dos mercados, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.
Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 8h40, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.
O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.
Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Veja a análise do dia no vídeo a seguir, confira os destaques noticiosos mais abaixo e tenha um bom dia de investimentos:
Os principais índices futuros americanos abrem o dia em leve alta. Após uma semana em que a alta das taxas dos títulos públicos de longo prazo dos Estados Unidos (Treasuries) estiveram no foco, trazendo volatilidade para os mercados, hoje os investidores devem se debruçar sobre o relatório de emprego ("payroll"). Caso os números surpreendam positivamente, sinalizando um mercado de trabalho aquecido, os juros dos Treasuries devem continuar subindo e as Bolsas globais, caindo. Dados abaixo do consenso do mercado, por outro lado, poderiam acalmar a curva de juros nos EUA e trazer um sentimento mais positivo para as Bolsas americanas. Além do payroll, o dia ainda reserva o discurso de um membro do Fed (Federal Reserve, o Banco Central americano) e a pesquisa sobre crédito ao consumidor.
No Brasil, os dados sobre emprego nos EUA devem dar o tom do Ibovespa. Hoje, no início da manhã, tivemos a divulgação dos dados do IGP-DI, que acelerou para 0,45% em setembro, acima das estimativas de 0,36%. Os investidores devem repercutir esses números, uma vez que os dados sobre inflação podem dar pistas sobre os próximos passos da política monetária do BC e o futuro dos juros no Brasil.
As Bolsas europeias operam em alta, após dados positivos na Alemanha. As encomendas à indústria alemã subiram 3,9% em agosto — bem acima das projeções, que apostavam em crescimento de 1,8%. O dado é positivo para o mercado, uma vez que indica uma possível recuperação da principal economia da Zona Euro. Agora, os mercados agora esperam pelos dados dos EUA.
Na Ásia, os mercados fecharam sem direção única, em meio ao feriado na China. Em Tóquio, o índice japonês Nikkei caiu 0,26%. Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 0,21%, enquanto o Hang Seng de Hong Kong teve valorização de 1,58%. As Bolsas chineses seguem fechadas devido ao feriado da Semana Dourada, que termina hoje.
Os preços do petróleo estão voláteis, variando entre leves quedas e altas. Os últimos dias vêm sendo negativos para a commodity, uma vez que a perspectiva de desaceleração nas principais economias do mundo, resultado dos juros em patamares elevados, pode reduzir a demanda por petróleo.
Deixe seu comentário