Todos a Bordo

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Reportagem

Conheça os aviões que vão repatriar brasileiros em Israel

O governo brasileiro vai resgatar brasileiros que estão em meio à guerra entre Israel e Hamas. A FAB (Força Aérea Brasileira) disponibilizou ao todo 6 aeronaves para a missão.

Operação já começou

Avião KC-30 (Airbus A330 MRTT), o maior já operado pela FAB
Avião KC-30 (Airbus A330 MRTT), o maior já operado pela FAB Imagem: Sargento Müller Marin/Força Aérea Brasileira

Primeiro voo partiu no domingo (8). O avião, um KC-30, decolou de Natal (RN) em direção à Roma (Itália), onde chegou durante a madrugada no Brasil. Ali, aguarda orientação do Itamaraty para seguir com a missão.

Segundo voo deve partir hoje (9). Ele deve decolar na tarde desta segunda-feira, de Brasília, rumo à Europa. Os voos para repatriação de brasileiros já estão autorizados para sobrevoar e pousar em Israel, segundo o Itamaraty.

Ao chegar no Brasil, os repatriados serão deixados pela FAB na cidade onde o avião pousar. Não há previsão de que sejam feitos voos complementares dentro do território nacional para levar os brasileiros para mais perto de suas cidades de origem.

Voos poderão ser repetidos diversas vezes até que todos retornem em segurança.

Tipo de operação é comum com brasileiros. No começo do ano, foram repatriados brasileiros que estavam na Turquia, país que foi assolado por fortes terremotos. Em 2022, outra operação trouxe de volta ao país cidadãos que estavam na Ucrânia após o início do conflito com a Rússia. Em 2020, a Operação Regresso repatriou brasileiros que estavam em Wuhan no início da pandemia de Covid.

Quais aeronaves vão ser usadas?

No total, seis aeronaves serão utilizadas: Dois KC-30 (Airbus A330 MRTT), dois Embraer KC-390 e dois VC-2 (Embraer E-190). Veja mais informações a seguir

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KC-30 (Airbus A330)

Avião KC-30 (Airbus A330 MRTT), o maior já operado pela FAB
Avião KC-30 (Airbus A330 MRTT), o maior já operado pela FAB Imagem: Sargento Müller Marin/Força Aérea Brasileira

Envergadura: 60 metros
Comprimento: 58,8 metros
Altura: 17,4 metros
Velocidade: Até 995 km/h
Capacidade: Até 238 passageiros
Carga: Até 45 toneladas
Autonomia: 14,5 mil quilômetros de distância
Curiosidades: Modelo é o maior avião já operado pela FAB. Ele também é capaz de ser convertido para atender a outras missões, como de reabastecimento em voo ou transporte de cargas.

KC-390

Avião multi missão Embraer KC-390 da FAB, a maior aeronave fabricada no Brasil
Avião multi missão Embraer KC-390 da FAB, a maior aeronave fabricada no Brasil Imagem: Sargento Batista/Força Aérea Brasileira

Envergadura: 35 metros
Comprimento: 35,2 metros
Velocidade máxima: 955 km/h
Capacidade: Cerca de 80 passageiros
Carga: Até 26 toneladas
Autonomia: Até 6.000 km (Levando uma carga de 23 toneladas, essa distância cai para 2.700 km)
Curiosidades: O KC-390 pode ser configurado para outras missões, como as de reabastecimento em voo ou lançamento de cargas. É o maior avião produzido no Brasil, pela Embraer.

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VC-2 (Embraer E190)

Um avião Embraer E190 com a designação VC-2, a serviço da Presidência da República
Um avião Embraer E190 com a designação VC-2, a serviço da Presidência da República Imagem: Tenente Enilton Kirshhof/Força Aérea Brasileira

Envergadura: 28,7 metros
Comprimento: 36,3 metros
Altura: 10,6 metros
Velocidade máxima: 985 km/h
Capacidade: Cerca de 40 passageiros
Alcance: 4.448 km de distância
Curiosidades: A aeronave é utilizada para o transporte presidencial em curtas distâncias. Os dois exemplares em utilização na FAB são batizados de Augusto Severo e Bartolomeu de Gusmão, pioneiros do setor aeronáutico

Como é a repatriação?

Detalhes da operação, que foi batizada de Voltando em Paz, ainda não foram divulgados. Procurados pela reportagem, FAB e o Ministério das Relações Exteriores ainda não detalharam como será feita a missão nem quando deverão chegar os primeiros voos.

Em missões desse tipo, aviões não precisam voar diretamente para o local a partir do Brasil. Muitas vezes, é preciso fazer escalas técnicas para reabastecimento, por exemplo. Em outras situações, as aeronaves podem ter de pousar em outros países onde aguardam a autorização do governo do local onde ocorre o conflito ou a tragédia humanitária para se dirigir a um de seus aeroportos.

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Em casos extremos, avião pode pousar em um país próximo ao local de conflito. Assim, os brasileiros que estariam sendo repatriados podem se dirigir por terra até este local para voltarem ao país por via aérea.

Quantos brasileiros estão lá?

Avião VC-2, um Embraer E190, que será utilizado para operação de repatriação de brasileiros em Israel e na Palestina
Avião VC-2, um Embraer E190, que será utilizado para operação de repatriação de brasileiros em Israel e na Palestina Imagem: Suboficial Johnson Barros/Força Aérea Brasileira

Milhares de brasileiros vivem em Israel e na Palestina. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, estima-se que cerca de 14 mil brasileiros residam em Israel e outros 6.000 na Palestina.

A maioria estaria fora das áreas afetadas pelos ataques. O órgão disponibilizou em sua página da internet um formulário para os interessados em serem repatriados preencherem.

Até o início da tarde desta segunda-feira (9), 1.700 brasileiros e seus dependentes demonstraram interesse em voltar para o país. A maior parte formada por turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.

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O Itamaraty recomenda à quem tiver passagem aérea que embarque imediatamente nos voos marcados. Os voos de repatriação darão prioridade para quem não tem passagem emitida ou voos confirmados por companhias aéreas comerciais.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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