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Por que aviões ainda precisam de disquete para voar? Como é a atualização?

Aviões modernos são operados por sofisticados computadores. São eles que garantem que diversos sistemas funcionem normalmente e permitem comandar as aeronaves em voo. Assim como um computador ou um celular, eles precisam ser atualizados de tempos em tempos. Alguns modelos mais antigos, mas que voam até hoje, ainda precisam de disquetes.

O UOL visitou o Centro de Manutenção de Linha da Latam no aeroporto de Guarulhos para mostrar como o Boeing 787 é atualizado. Leia a seguir.

Atualizando um avião de grande porte

Notebook utilizado para atualizar os sistemas de um avião Boeing 787
Notebook utilizado para atualizar os sistemas de um avião Boeing 787 Imagem: Alexandre Saconi

O procedimento de atualização do avião começa na nuvem. Mas não naquelas do céu, na nuvem de computadores.

Os softwares que precisam ser inseridos nos computadores da aeronave ficam na nuvem, e são baixados em um notebook antes da atualização. Esse computador é específico para a função que será desempenhada, não sendo possível o uso de outros dispositivos por questão de segurança.

Na aeronave, é preciso acionar uma chave para subir os dados. O avião precisa estar parado no solo, não sendo possível alterar os sistemas da aeronave durante o voo.

O notebook é conectado a uma interface e precisa "conversar" com o avião antes de iniciar a atualização. Após isso, o profissional responsável pelo serviço escolhe qual módulo será atualizado e qual a versão do sistema deverá ser instalada.

Quando o processo é concluído, o avião sinaliza se a operação ocorreu com sucesso. A partir daí, o computador é desconectado da aeronave e ela é configurada para poder voltar a voar.

Disquetes

Detalhe da cabine de um Boeing 747 da década de 1980 onde fica o dispositivo para uso de disquetes para atualizar as aeronaves
Detalhe da cabine de um Boeing 747 da década de 1980 onde fica o dispositivo para uso de disquetes para atualizar as aeronaves Imagem: YouTube/Aerospace Village
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Alguns aviões mais antigos ainda usam disquetes para serem atualizados. Antecessores dos CDs, dos pendrives e da nuvem, esses dispositivos ainda são necessários, e há um motivo para isso.

Algumas aeronaves, como versões do Boeing 747 lançadas na década de 1980, possuem o equipamento como padrão de fábrica. Criar e testar um novo sistema para atualizar as aplicações desses aviões seria algo demorado e custoso.

Caso um novo sistema apresente falhas, a aeronave ficaria inoperante até ser atualizada. Por essas razões, ainda são usados disquetes nesses aviões.

É seguro?

O uso de disquetes não torna a atualização menos segura que aquela feita hoje em dia necessariamente. Como só é possível atualizar por este método estando presente na cabine, as várias barreiras no caminho para que isso aconteça reforçam a segurança.

Antes de inserir o disquete no avião, eles são escaneados contra vírus. Ao mesmo tempo, como os sistemas operacionais dos aviões não são populares como o Windows o Android, eles acabam sendo mais difíceis de serem infectados.

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Demora também ajudaria a detectar alguém tentando burlar a segurança. Como a atualização por disquetes leva mais tempo do que pelos sistemas contemporâneos, caso alguém estivesse tentando fazer isso com más-intenções, ficaria mais tempo exposto, podendo ser descoberto. Ao mesmo tempo, se há uma falha na atualização, o processo tem de ser reiniciado. Apenas com a confirmação do sucesso do procedimento é que o avião fica liberado para voltar a funcionar.

Atualização ocorre em partes

Local onde a interface para atualização de softwares é conectada no Boeing 777
Local onde a interface para atualização de softwares é conectada no Boeing 777 Imagem: Alexandre Saconi

Nem sempre é necessário atualizar todo o computador do avião ao mesmo tempo. Algumas aplicações podem ser configuradas individualmente, como:

  • Sistemas de voo
  • Cartas aeronáuticas
  • Mapas dos aeroportos

Software 'dedo-duro'

Um dos softwares usados em alguns aviões da Latam repassa diversos dados após o pouso. São informações da telemetria do avião, como consumo de combustível, velocidade e de milhares de sensores.

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Esses não são sistemas obrigatórios. Entretanto, eles aumentam a confiabilidade e auxiliam na manutenção preventiva dos aviões, fator importante para a segurança da operação.

Em 2023, realizamos mais de sete mil coletas manuais de dados de diagnóstico de funcionamento de nossa frota que opera no Brasil, sem contar as transmissões automáticas de dados via wireless quando uma aeronave pousa em nossas bases de manutenção. Esses dados de cada aeronave são analisados utilizando tecnologias de Business Inteligente e Machine Learning, visando identificar parâmetros para a aplicação de procedimentos de melhoria contínua
Marcelo Panagio, Gerente de Manutenção da Latam Brasil

E o sistema de entretenimento?

Computador central do sistema de entretenimento de um avião: Módulo é desconectado dos sistemas de controle do avião
Computador central do sistema de entretenimento de um avião: Módulo é desconectado dos sistemas de controle do avião Imagem: Alexandre Saconi

O sistema de entretenimento a bordo, com filmes, séries e jogos, é totalmente desconectado dos computadores que controlam o avião. Ele é independente, podendo existir ou não em uma aeronave.

A atualização é similar, feita por meio de uma interface fora da cabine de comando. Ali, um computador específico irá inserir o software e os programas, filmes, músicas e jogos que serão aproveitados durante o voo.

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Nas companhias visitadas pelo UOL, essa atualização é feita pela Panasonic. A empresa é responsável pelo sistema de diversas aeronaves no Brasil.

E em aviões menores?

Aviões de menor porte são atualizados de maneira diferente. Em muitos casos, o próprio módulo a ser atualizado é retirado do avião e levado para a empresa responsável por sua manutenção, onde passará por um procedimento específico.

Isso é comum na aviação executiva. Nesse segmento, os aviões também passam por manutenções periódicas, e é nesse momento que os softwares são atualizados quando necessário.

Sistemas economizam combustível

Além dos computadores de bordo, muitas empresas adotaram tablets para substituir parte da papelada levada a bordo em seus aviões. Esses sistemas são chamados de EFB (Eletronic Flight Bag, ou, Mala de Voo Eletrônica). É ali que estarão, entre outros:

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  • Cartas de aproximação e saída dos aeroportos, com os procedimentos a serem adotados
  • Manuais de emergência do avião
  • Cartas dos aeroportos, com indicação de pistas e locais de parada

O sistema eletrônico permite, além de uma consulta mais rápida às informações, que o avião leve menos papel a bordo. Em algumas aeronaves, a troca dos manuais e cartas impressas chega a retirar 90 kg de uma aeronave, o que diminui o consumo de combustível.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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