Boeing angolano fura fila (de novo) ao decolar em SP; 1ª vez teve bate-boca
Um avião da empresa angolana Taag (Linhas Aéreas de Angola) gerou repercussão após, supostamente, ter furado a fila de decolagem do aeroporto internacional de Guarulhos (SP) de novo. A aeronave era um Boeing 777, que realizou um voo de cerca de sete horas até o país africano.
Ordem para decolar
No áudio de comunicação entre a torre de controle do aeroporto de Guarulhos e de outro avião, é avisado que a aeronave angolana estava entrando na pista para decolar. A torre reconheceu o ocorrido e se desculpou.
Veja a transcrição simplificada da conversa entre o piloto do avião que ficou para trás e a torre:
Piloto: O Angola [avião da Taag] está ingressando na pista na nossa frente.
Controladora: Infelizmente, acho que ele passou à sua frente. A sequência era o senhor, ok?
Piloto: Tudo bem, a gente aguarda.
Controladora: Peço desculpas.
Piloto: Tudo bem.
Veja o vídeo, disponível no canal SBGR Live no YouTube:
O UOL procurou a Taag, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. A situação não colocou a operação em risco.
Caso anterior teve bate-boca
Em 2021, outro voo feito com o 777 gerou discussão no aeroporto de Guarulhos. À época, o avião da Taag alegou que entendeu errado o momento de entrar na pista, causando incômodo em outros pilotos.
O fato gerou discussão e ofensa na frequência de rádio, que teve de ser interrompida pela controladora da torre do aeroporto. Veja a seguir a transcrição:
Piloto de outro avião: Torre, confirme o voo 1250 na sequência ou o 737. O Angola [Taag] está invadindo a frente aqui nossa, viu?! Insegurança!
Torre de controle: Angola 748?
Angola 748: Nós estamos na sequência após o Gol à nossa direita. Seguimos o Gol à nossa direita.
Torre de controle: O terceiro avião da Gol, o terceiro. O senhor cometeu um erro.
Angola 748: Antes, ao falar com a torre, foi instruído seguirmos o avião da Gol que estava alinhado.
[Comunicação com outras aeronaves]
Torre de controle: Angola 748, alinhe e espere na pista 09 da esquerda.
Angola 748: Alinhando e aguardando na pista 09 da esquerda.
Torre de controle: Voo Gol 1520, infelizmente, o Angola entendeu errado o sequenciamento.
Piloto de outro avião: Ele é um irresponsável! Muito irresponsável!
Angola 748: Não foi isso, não, porque fomos instruídos antes para seguir o avião da Gol que estava à nossa direita, e vocês não estavam ali ainda.
Piloto de outro avião: O segundo avião da Gol, o segundo avião da Gol.
Torre de controle: Por gentileza, a frequência de comunicação é da torre, então, mantenham ela livre.
[Comunicação com outras aeronaves]
Torre de controle: Angola 748, livre para decolar na pista 9 da esquerda.
Angola 748: Livre para decolar, Angola 748. Por alguma coisa, desculpe.
As transcrições contidas nessa reportagem foram adaptadas para melhorar a compreensão por quem não tem experiência com a comunicação feita na aviação. Veja a íntegra de como foi o desentendimento em 2021:
Sequenciamento é fundamental
Após concluir o embarque e os procedimentos pré-voo, os pilotos acionam a torre de controle do aeroporto para solicitar um reboque, chamado de "pushback". Esse procedimento consiste em levar a aeronave até um ponto onde ela possa se dirigir sozinha até a pista, principalmente pelo fato de que o avião não costuma dar ré sozinho.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberAo concluir a manobra, a torre anuncia para os pilotos qual pista de taxiamento e saídas serão usadas para o piloto entrar na pista de decolagem que será utilizada. Além de respeitar o horário marcado da decolagem, também é preciso definir qual a melhor ordem para que os aviões esperem seu momento de voar.
Por exemplo, o maior avião de passageiros do mundo, o A380, que gera um deslocamento de ar muito grande com seus motores. Se um avião de pequeno porte estiver atrás dele, esse jato de ar pode mover a aeronave menor.
Por essas e outras razões, os controladores planejam adequadamente qual aeronave vai em qual lugar e em que momento isso deve ser feito.
Deixe seu comentário