IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Vencedor do UOL Invest estreou na Bolsa no auge da crise, e aprendeu 'perdendo'

Do UOL, em São Paulo

14/01/2013 06h00

O servidor público João Paulo Rocha Damasceno, de 24 anos, vencedor do UOL Invest em 2012, sentiu no próprio bolso a instabilidade do mercado de ações. 

No começo de 2011, começou a fazer faculdade de Economia e estreou no simulador de Bolsa UOL Invest. Poucos meses depois, pegou cerca de R$ 1.500 e investiu na Bolsa de Valores, para conhecer, na prática, seu funcionamento. O momento, porém, era turbulento: julho de 2011, quando a crise econômica global passava por um dos maiores picos de incerteza, e os mercados despencavam. "Foi um susto. Eu era um novato e já comecei perdendo."

Mas ele não desanimou. Pelo contrário. "Tudo bem, assim já aprendi a ver como o mercado é volátil, entrei com mais cautela e passei a estudar mais", conta. Damasceno diz que acompanha as notícias da área de economia e finanças, além de estudar análises técnicas e participar de fóruns de discussão específicos.

Formado em direito, ele trabalha como servidor público estadual em Pernambuco. Decidiu estudar economia por ser complementar à sua área de atuação principal, o direito empresarial.

Ele diz que se surpreendeu com a notícia da vitória no UOL Invest em 2012. "Não esperava." Damasceno diz que a estratégia foi aproveitar as oscilações do mercado, comprar ações em baixa, e tentar vendê-las na alta, antes que começassem a perder valor. Deu certo.

Na Bolsa real, ele também mantém as expectativas positivas. "Acho que em 2013 eu vou conseguir recuperar o que perdi", diz. "E vou continuar investindo."

Saiba como funciona o UOL Invest

O UOL Invest não é a própria aplicação na Bolsa, mas um sistema que simula as operações do mercado acionário. É um instrumento que pode ser usado para quem pensa em investir em ações, mas quer antes experimentar como funciona.

O sistema está em manutenção para o início das disputas deste ano e será reiniciado nesta terça-feira, dia 15. As carteiras de todos os usuários serão zeradas, para que a pontuação no ranking recomece. Novos participantes podem entrar em qualquer momento do ano.

O participante tem acesso, ainda, a notícias sobre o mercado financeiro e às cotações dos papéis listados na Bolsa. O cadastro é grátis e aberto a todos os internautas.