Dólar cai pelo 3º dia e fecha a R$ 3,332, de olho em dívida dos Estados
O dólar comercial fechou esta quarta-feira (21) em queda de 0,35%, cotado a R$ 3,332 na venda. É a terceira baixa seguida da moeda norte-americana, que havia caído 0,83% na véspera.
Com isso, o dólar acumula baixa de 1,63% no mês e de 15,6% no ano. A semana tem sido de poucos negócios.
Economia e política
Investidores estavam de olho no quadro político e econômico brasileiro. Na véspera, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de renegociação da dívida dos Estados sem as contrapartidas exigidas pelo governo.
Nesta quarta-feira, o presidente Michel Temer minimizou a derrota e reafirmou que os Estados que pedirem à União recuperação fiscal terão de apresentar contrapartidas.
Pela manhã, a divulgação de dados sobre a inflação no país animaram o mercado. A prévia da inflação de dezembro veio melhor que o esperado por analistas e favorece que o Banco Central corte os juros com mais força em janeiro.
Atuações do BC
O Banco Central novamente não fez nenhuma intervenção no câmbio. O último dia em que atuou no mercado foi em 13 de dezembro.
Juros nos EUA
No exterior, investidores continuavam na expectativas de novos aumentos na taxa de juros no Estados Unidos, após a presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA), Janet Yellen, falar com otimismo sobre o mercado de trabalho norte-americano.
Juros mais altos nos EUA podem atrair para lá recursos atualmente investidos em economias com taxas maiores, como é o caso do Brasil. Com isso, a tendência é de alta do dólar por aqui.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.