IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsa opera em queda de quase 2% após pesquisa de intenção de voto

Do UOL, em São Paulo

16/04/2018 11h57Atualizada em 16/04/2018 15h46

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, operava em queda de quase 2% nesta segunda-feira (16), após a divulgação de pesquisas de intenção de votos, a primeira depois da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Por volta das 15h44, a Bolsa perdia 1,71%, a 82.892,88 pontos.

A pesquisa do instituto Datafolha mostrou um cenário eleitoral bastante indefinido, com o ex-presidente Lula liderando na preferência dos eleitores.

 Na hipótese de o ex-presidente não concorrer, a ex-senadora Marina Silva (Rede) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) aparecem como os dois candidatos à frente, em empate técnico.

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa (PSB) tem 10% no cenário sem Lula, enquanto o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) teria 9% e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) chega a 8%.

"A percepção de uma grande fragmentação dos votos de centro pode pressionar o mercado nessa segunda, com os candidatos mais à esquerda se fortalecendo", disseram analistas da Coinvalores em nota a clientes à qual a agência de notícias Reuters teve acesso.

No exterior, os investidores seguem monitorando os eventuais desdobramentos do ataque dos Estados Unidos e aliados à Síria, embora as preocupações de uma represália da Rússia tenham diminuído ao longo do fim de semana.

(Com Reuters)