IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar cai 0,72% e vai a R$ 4,176 após susto com vírus da China; Bolsa sobe

Cris Fraga/Estadão Conteúdo
Imagem: Cris Fraga/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

22/01/2020 17h00Atualizada em 23/01/2020 16h22

Depois de bater o valor mais alto desde 2 de dezembro, o dólar comercial caiu 0,72% e fechou a sessão de hoje a R$ 4,176 na venda. É a maior queda diária registrada em 2020.

O Ibovespa, por sua vez, encerrou o pregão em alta de 1,17%, aos 118.391,36 pontos. O principal índice da Bolsa brasileira também havia sido impactado negativamente pela preocupação global quanto ao vírus da China, mas se recuperou parcialmente hoje.

No ano, o indicador acumula valorização de 2,37%.

Temor com vírus

O clima de menor aversão ao risco foi o grande responsável pela desvalorização da moeda americana. Investidores estavam preocupados com um possível surto de infecções por coronavírus na China, que já registra 17 mortos pela doença. Com a intensificação de medidas de precaução e controle, o temor começa a se dispersar.

"Duas coisas devem ser levadas em consideração", explica Alexandre Almeida, da CM Capital Markets. "Segunda-feira foi feriado nos EUA, e a abertura de ontem refletiu a estabilidade vista na segunda, juntamente com a aversão ao risco por conta do vírus da China. Hoje já começa a acontecer o movimento contrário", completa.

Também estiveram no radar dos investidores as declarações do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin. No Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Mnuchin disse que os EUA não têm prazo definido para concluir a próxima fase de negociações comerciais com a China.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para turistas, o valor é sempre maior.

*Com Reuters

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas

Entenda como funciona o câmbio do dólar

UOL Notícias