Informações sobre o álbums
  • editoria:
  • galeria:
  • link: http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/album/2014/08/25/veja-15-mitos-e-verdades-sobre-abrir-o-proprio-negocio.htm
  • totalImagens: 16
  • fotoInicial: 1
  • imagePath:
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20140825163023
    • empreendedor [13313]; Empreendedorismo [12640];
Fotos

A ideia de trabalhar no negócio próprio, sem precisar prestar contas ao chefe e com a possibilidade de ter grandes ganhos, é atraente para muita gente, mas a vida de um empreendedor não é feita apenas de sucessos. Achar que vai trabalhar menos e ganhar mais do que quando era empregado, por exemplo, é um erro comum, segundo Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper, e Tales Andreassi, coordenador do GVCENN - Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Clique nas imagens acima e veja 15 mitos e verdades sobre abrir a própria empresa Arte/UOL Mais

Empreendedores nascem empreendedores. MITO: segundo Cynthia Serva, do Insper, há características que são desejadas quando se quer empreender, como foco, capacidade de automotivação e disposição para assumir riscos, mas elas podem ser desenvolvidas e aprimoradas se a pessoa estiver disposta a aprender. "Ninguém nasce pronto para empreender, é necessário se preparar, estudar e ter habilidades técnicas, além das comportamentais", afirma Thinkstock Mais

É necessário ter muito dinheiro para começar um negócio. MITO: atualmente, existem modelos de negócio que não exigem grande capital, além de haver no mercado investidores em busca de boas ideias e executores. "Muita gente começa do zero. A escassez de recursos, muitas vezes, é importante para fazer o indivíduo pensar mais e se desdobrar para achar soluções", diz Tales Andreassi, da FGV Thinkstock Mais

Abrir uma empresa no Brasil é demorado. VERDADE: de acordo com o Banco Mundial, leva-se 107 dias, em média, para abrir uma empresa no Brasil, enquanto nos EUA a espera é de cinco dias. "Se o negócio exigir certificados ou regulamentações específicas, como no ramo de alimentação, a demora é ainda maior", declara Tales Andreassi, da FGV Thinkstock Mais

É preciso ter uma ideia inovadora para abrir uma empresa. PARCIALMENTE VERDADE: uma inovação irá ajudá-lo a se diferenciar da concorrência e a se destacar no mercado, mas não é necessário descobrir a nova roda para começar. "Mais importante do que uma ideia inovadora é ter pessoas dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço", afirma Cynthia Serva, do Insper Thinkstock Mais

Quanto mais jovem começar a empreender, melhor. MITO: de acordo com Tales Andreassi, da FGV, há vantagens e desvantagens ao se empreender muito jovem. "Por um lado, o jovem ainda não formou família, não tem dependentes e pode correr mais riscos. Por outro lado, ele não tem experiência e poderá ter mais dificuldades na implantação do negócio Thinkstock Mais

Só quem faz o que gosta tem sucesso. VERDADE: para Cynthia Serva, do Insper, essa deve ser a principal motivação para empreender. "A pergunta inicial a se fazer é: o que eu gosto e sei fazer? A partir disso, vamos identificar as oportunidades de mercado. O dinheiro é consequência", declara Thinkstock Mais

Empreendedores não têm chefe e trabalham menos. MITO: Cynthia Serva, do Insper, diz que o empreendedor tem os dois piores chefes que existem: o cliente e ele próprio. "O empreendedor tem que cuidar de todo o negócio, ele não tem horário de trabalho porque precisa estar disponível o tempo todo, não pode tirar férias quando quer e, muitas vezes, não ganha de acordo com sua dedicação" Thinkstock Mais

Vou ganhar mais dinheiro sendo dono de uma empresa. MITO: os ganhos dependem da oportunidade de negócio identificada e podem variar bastante se o mercado de atuação tiver sazonalidade. "Há muitos casos de pessoas que deixaram bons cargos para empreender e hoje ganham menos, mas estão mais realizadas profissionalmente", diz Cynthia Serva, do Insper Thinkstock Mais

Empreendedores precisam ser bons vendedores. VERDADE: segundo Cynthia Serva, do Insper, o empreendedor precisa saber vender sua ideia para possíveis investidores, sócios, fornecedores e potenciais clientes. "Mais do que vender um produto ou serviço, ele precisa vender seu sonho, convencer os demais a confiarem no seu projeto", diz Thinkstock Mais

Ter um plano de negócios é fundamental para começar uma empresa. PARCIALMENTE VERDADE: para negócios tradicionais, como um restaurante, ele pode ser útil, mas para modelos inovadores, como start-ups, ele pode não funcionar. "O plano de negócios ainda é uma ferramenta importante, principalmente para pedir recursos financeiros, mas não precisa ser feito no início do negócio, necessariamente", diz Tales Andreassi, da FGV Thinkstock Mais

Empreendedores correm riscos altos. MITO: bons empreendedores correm riscos calculados. "Riscos sempre existem, mas é necessário minimizá-los. Monitorar a concorrência, analisar o mercado, avaliar o impacto das ações que pretende tomar, considerar cenários negativos e positivos são maneiras de se fazer isso", diz Tales Andreassi, da FGV Thinkstock Mais

É possível começar um negócio em casa, sem planejamento. VERDADE: de acordo com os especialistas, é possível começar assim, mas o planejamento será necessário se desejar crescer. "É importante conhecer os concorrentes, saber o que oferecem e os preços que praticam para se aprimorar se quiser sobreviver no mercado", diz Cynthia Serva, do Insper Thinkstock Mais

Ter sócios não é bom. MITO: os sócios devem ter objetivos em comum para a empresa e perfis complementares em conhecimento e comportamento para dividir as responsabilidades do negócio. "Além de um sócio suprir as deficiências do outro, eles se apoiam mutuamente, pois muitas vezes o empresário pode pensar em desistir", diz Cynthia Serva, do Insper Thinkstock Mais

Os impostos no Brasil são complicados e caros. VERDADE: Embora exista o Simples, que facilitou o pagamento dos impostos, ele atende a apenas uma parcela das empresas. "A grande dificuldade é para a média empresa. A grande tem benefícios fiscais, a pequena pode estar no Simples. Tem empresa que evita crescer muito porque não consegue sobreviver quando muda o regime tributário", diz Tales Andreassi, da FGV Thinkstock Mais

Empreendedores têm sorte. MITO: assim como qualquer profissional, empreendedores precisam se preparar se quiserem ter sucesso. "Eles não têm sorte, eles têm espírito inovador, buscam oportunidades onde há problemas, enxergam além do que outras pessoas", diz Tales Andreassi, da FGV Thinkstock Mais

Veja 15 mitos e verdades sobre abrir o próprio negócio

Últimos álbuns de Economia

UOL Cursos Online

Todos os cursos