IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Que líder você é na empresa: Darth Vader, Luke, Leia ou Yoda? Faça o teste

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/12/2015 06h00

Darth Vader, Luke Skywalker, Princesa Leia e Mestre Yoda são fictícios, mas os perfis de liderança dos personagens da saga Star Wars podem ser encontrados no mundo real. Segundo especialistas ouvidos pelo UOL, cada um em seu estilo possui pontos fortes e fracos comuns aos donos de negócios.

A pedido do UOL, a consultoria ActionCoach preparou um teste de perfil de liderança com base nos personagens. Descubra qual deles é você na empresa.

Darth Vader busca resultado a qualquer custo

O empreendedor de perfil Darth Vader, segundo o coach Vanderlei Garcia, da ActionCoach, é autoritário e exige que seus desejos sejam atendidos imediatamente. "Ele é um líder que busca resultado o tempo todo, não importa a forma como será atingido, mas não envolve a equipe nas suas decisões, o que pode desestimular o grupo."

Para o professor do curso de Publicidade da ESPM Vicente Martins Mastrocola, conhecido entre os alunos como Vince Vader, Darth Vader é um líder nato. Porém, frisa o professor, ele faz valer sua vontade pelo medo e não pela inspiração que provoca na equipe. "É aquele empreendedor que acha que porque está pagando o funcionário pode exigir o que quiser. Com isso, deixa a equipe insegura."

Luke Skywalker mobiliza pessoas em torno de um objetivo

O estilo de Luke Skywalker é visto pelos especialistas como inspirador e capaz de mobilizar pessoas na busca de seu objetivo. “O empreendedor que tem essas características alcança sucesso no trabalho em equipe, que atua sempre muito motivada", diz Renato Fonseca, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).

Para Mastrocola, da ESPM, no entanto, seu ponto fraco é acreditar demais na "Força", o que demonstra ingenuidade. Ele representa o empreendedor que pensa que, com poucos recursos, pode fazer milagre na administração dos negócios. "Um empreendedor que age assim pode sofrer sérias consequências porque o mercado não acredita em milagres e não permite esse tipo de comportamento."

Leia é democrática e Yoda, o conhecedor

Já a Princesa Leia incentiva a troca de ideias na equipe e compartilha com o grupo suas decisões, segundo Garcia, da ActionCoach. Porém, ser "democrática demais" pode atrasar a tomada de decisão. Além disso, ela é uma líder que exige muito da equipe e cobra excelência em todos os aspectos. "Esse tipo de empresário pode acabar desmotivando os funcionários, que poderão se sentir muito pressionados", diz.

O Mestre Yoda é o mentor do grupo, detentor do conhecimento, e é muito respeitado. No entanto, para Mastrocola, da ESPM, é o tipo de líder que não está aberto a ouvir as pessoas. "Seu conhecimento e experiência o deixam cego a ponto de não perceber, na saga, a manipulação do Imperador (deu início à Guerra dos Clones e então revelou a sua verdadeira natureza)."