Empresário fatura R$ 1,95 mi vendendo pela Shopee. Veja dicas

O empresário Ruan Matheus, assim como diversos empreendedores, precisou se reinventar durante a pandemia de covid-19 para sobreviver. Fechou as quatro lojas físicas de roupa masculina, a Urban Zone Jeans, e migrou para as operações online.

Começou suas atividades na Shopee, plataforma de comércio eletrônico, gostou da oportunidade de comercializar para o Brasil todo (até então suas lojas estavam concentradas no Maranhão e Goiás), criou seu site e ingressou em outros marketplaces, como Amazon e Mercado Livre, e não parou mais.

Atualmente, morando em São Paulo, emprega 160 pessoas de forma direta e indireta, faturou R$ 3,9 milhões no ano passado, sendo 50% desse montante somente pela Shopee. A outra metade vem das vendas do próprio site e das outras plataformas. Para 2024, a previsão é de um incremento de 25% no faturamento.

Concorrência em marketplace é grande

Para driblar a concorrência dentro dos marketplaces, Matheus diz que procura sempre trazer novidades para os clientes.

Temos um portfólio com 42 produtos e estamos sempre apresentando novas coleções e promoções. Também temos o cuidado de fazer uma descrição detalhada dos produtos e uma tabela de medidas das roupas para auxiliar o cliente na hora da compra.
Ruan Matheus, da Urban Zone Jeans

Devolução baixa. Ele diz que o percentual de devolução de peças é de 4%, índice considerado normal na categoria de moda, segundo ele.

3 milhões de lojistas

PMEs na plataforma. Felipe Lima, responsável por desenvolvimento de negócios na Shopee, tem, atualmente, 3 milhões de lojistas. A maior parte, segundo ele, são pequenas e médias empresas.

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Oferecemos cursos para o empreendedor iniciante que não tem conhecimento sobre e-commerce e para aqueles que querem melhorar a performance do seu negócio.
Felipe Lima, da Shopee

Os cursos são gravados em vídeos curtos e longos, além de conteúdo escrito.

Anúncio pago e comissão

A Shopee disponibiliza ferramentas. Entre elas estão: anúncios pagos, chat para comunicação com o cliente e cupons, como de desconto para frete. A plataforma também se responsabiliza por toda a logística da entrega do produto ao cliente.

A remuneração do marketplace vem da comissão que cobra em cima das vendas.

Faça as contas para não ter prejuízo

A precificação merece muita atenção do empreendedor, segundo Eder Max, consultor de negócios do Sebrae-SP.

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Quando a gente fala em marketplace, cada plataforma tem uma tarifa e uma metodologia de trabalho. Umas pagam no mesmo dia, outras após alguns dias. É preciso avaliar todas as taxas e o prazo de pagamento para saber se consegue manter a empresa funcionando até o recebimento.
Eder Max, consultor de negócios do Sebrae-SP

6 dicas para vender bem na Shopee e outras plataformas

A pedido do UOL, Lima e Max prepararam algumas dicas para se ter sucesso na Shopee. Confira:

  1. Busque conteúdo, faça os cursos e participe dos webinars oferecidos pela Shopee.
  2. Navegue pela plataforma para conhecer seus concorrentes e ver a forma que eles trabalham.
  3. Monte seu anúncio e faça uma campanha para divulgar seu produto na plataforma.
  4. Faça as contas para precificar o seu produto corretamente para ter lucro.
  5. Invista em um site próprio para deixar a sua marca. "Normalmente, o consumidor lembra do marketplace no qual comprou, não da empresa. É preciso fidelizar o cliente e levá-lo até você", afirma Max.
  6. Faça uma boa descrição do produto com o máximo de detalhes. "A descrição é metade da venda. Bem feita, além de fazer a venda, mostra aos algoritmos o que você está vendendo", diz Max.

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