Bolsas

Câmbio

Vida no trabalho

Confira dez mandamentos para se dar bem na entrevista de emprego

Do UOL, em São Paulo

  • Thinkstock

O candidato a uma vaga de emprego pode ter um currículo exemplar, mas, se não for bem na entrevista com o futuro empregador, corre sério risco de deixar escapar a oportunidade desejada.

Por isso, o UOL Empregos e Carreiras traz um manual com dez mandamentos para se dar bem na entrevista de emprego, com base em um levantamento da consultoria PageGroup. 

As dicas estão divididas em três partes: antes, durante e depois da entrevista. Confira.

Antes da entrevista

1 - Pesquise e descubra o maior número de informações  sobre o seu provável empregador. O site da empresa deve ser seu ponto de partida. Familiarize-se com sua missão, desempenho passado, objetivos futuros, e atuais avaliações dos analistas. Converse com alguém que já trabalhou na organização.

2 - Familiarize-se com seu currículo e esteja preparado para responder a perguntas sobre ele. Ao mesmo tempo, certifique-se de que você tenha lido a descrição da vaga cuidadosamente, e pense em como sua experiência beneficiaria seu empregador em potencial.

3 - Prepare seu kit de entrevistas. Nele devem constar seus certificados, referências, cópia do anúncio da vaga, e uma lista de questões que você pode fazer ao entrevistador.

A recomendação, segundo Sergio Sabino, diretor de marketing do PageGroup para a América Latina, é que essas questões sejam reservadas para se fazer na hora certa, dentro do contexto da entrevista.

"São perguntas que ajudam a esclarecer a oportunidade, os detalhes da futura função. Além do caráter esclarecedor, vai mostrar interesse por parte dele ao entrevistador. Exemplos: Quais serão as minhas responsabilidades? Qual foi o motivo da abertura da vaga? Como serei avaliado? Quais os planos de crescimento?"

4 - Prepare-se antecipadamente para responder a questões típicas de um selecionador.

Se vier a pergunta "fale-me a seu respeito", você deve, segundo Sabino, usar a máxima do "seja você mesmo", pois esta pergunta tem como função entender o que você mais valoriza sobre si próprio, e não há resposta certa ou errada. "O ideal é ser bastante aberto e mostrar também aspectos da sua vida pessoal e familiar", diz

No caso de pergunta sobre satisfação com a carreira, novamente não há resposta certa ou errada, diz o diretor do PageGroup. "Provavelmente, alguns pontos de sua carreira poderiam ser melhores – perspectivas, aprendizado, condição econômica do setor que trabalha. Seja claro nisso e traga boas justificativas."

Se for feita a pergunta "por que você quer deixar seu empregador atual", jamais leve o discurso para o campo pessoal. "Não culpe ex-colegas, ex-chefes, não fale mal ou demonstre ingratidão com seu antigo empregador. Suas chances serão reduzidas", afirma Sabino.

Durante a entrevista

5 - Use boa linguagem corporal. Cumprimente seu entrevistador em pé, com um firme e forte aperto de mão e um sorriso. Sente-se ereto, com os dois pés no chão. Fale de maneira clara e confiante. Procure manter um nível confortável de contato visual durante a entrevista.

6 - Esteja ciente das várias partes que compõem uma entrevista. Uma entrevista padrão geralmente começa com um bate-papo introdutório, passando para questões específicas, de sua aplicação até sua experiência. Informações gerais sobre a empresa e a função podem vir em seguida. No final, há um espaço para perguntas.

7 - Ouça o que está sendo perguntado. Pense sobre suas respostas para as perguntas mais difíceis, e não dê detalhes irrelevantes. Dê exemplos positivos de sua experiência até o momento, mas seja conciso. Contudo, evite dar respostas muito curtas, com uma única palavra.

8 - Esteja preparado para fazer perguntas que já tenha elaborado de antemão. Isso demonstra que você refletiu sobre a função e pesquisou sobre a organização. Certifique-se de que sejam questões abertas. Isso encoraja o entrevistador a fornecer informações adicionais.

9 - Mostre seu entusiasmo pela função, mesmo que você tenha algumas reservas. Estas podem ser discutidas em uma etapa posterior.

Depois da entrevista

10 - Escreva um breve resumo da entrevista enquanto ela ainda está fresca em sua mente. Anote as áreas em que você sentiu que foi bem, assim como quaisquer questões difíceis de responder.

"Um e-mail posterior de agradecimento é sempre muito importante. Além disso, caso haja a possibilidade (cada caso é um caso), faça este mesmo agradecimento por telefone. Dar as suas impressões sobre a entrevista e pedir o mesmo ao entrevistador também pode ajudar", diz Sabino.

Análise de comportamento é tendência

A consultora de carreira Fernanda Thees, da Loite Gestão Estratégica de Pessoas, afirma que a tendência é as empresas valorizarem mais o candidato que não tenha tanto conhecimento, mas, em contrapartida, apresente comportamento ou competências alinhadas com os valores da empresa.

E a entrevista é que vai revelar esse perfil. "A entrevista tende a explorar experiências que você já passou. Em vez de perguntar se você trabalha bem em equipe, vai pedir para você contar uma situação em que precisou trabalhar em equipe. E, dentro do que você está contando, o entrevistador vai ver se você é o líder que ele precisa, ou se é mais analítico como a empresa deseja", diz a consultora.

A dica de Fernanda é que, antes da entrevista, o candidato pense em cinco grandes situações vivenciadas profissionalmente e tente identificar qual foi o seu papel nelas: se foi um líder, se teve que vencer um desafio, ou as duas coisas ao mesmo tempo.

Mas ela alerta: a dica é preparar-se mentalmente, e não ensaiar respostas. "O exercício é tentar descobrir os pontos fortes, o que o candidato tem para oferecer", diz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos