IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Saiba a diferença entre 'coaching' e aconselhamento para turbinar carreira

Mariana Bomfim

Do UOL, em São Paulo

03/10/2014 06h00

Anos atrás, era comum os funcionários passarem décadas na mesma empresa, subindo os degraus lentamente e sem surpresas. Hoje, as pessoas mudam de emprego e de função com frequência e são constantemente surpreendidas pela demanda por novas habilidades.

Essa rapidez com que o mercado de trabalho se transforma pode deixar o profissional cheio de dúvidas. É aí que entram as consultorias individuais de carreira, que ajudam a entender e a resolver os problemas relacionados à vida profissional.

Há vários tipos de consultoria de carreira: o "coaching", o aconselhamento (também chamado de "counseling"), a recolocação e a tutoria. Cada um tem um propósito diferente.

“Para escolher, a pessoa precisa entender em qual momento da carreira ela está”, diz Daniela do Lago, especialista em comportamento no trabalho e colunista do UOL. “Se já está no mercado há anos e tem um problema específico, por exemplo, o 'coaching' é mais indicado.”

"Coaching" resolve problemas pontuais

É comum ser usado o termo para se referir a consultoria de carreira, em geral. Mas o "coaching" é um tipo específico.

Nele, “o profissional recebe, por no máximo três meses, orientação focada em uma única tarefa ou problema pontual”, diz Tania Casado, coordenadora da pós-graduação em consultoria de carreira na FIA (Fundação Instituto de Administração).

Para Lago, o "coaching" é ideal para o executivo que tem anos de experiência e situação financeira confortável. “Ele procura a consultoria com dúvidas como mudar ou não de emprego e pedir ou não um aumento no salário”, diz.

Aconselhamento estimula reflexão sobre a carreira

“O aconselhamento utiliza procedimentos semelhantes ao da psicologia”, diz Lago. Provoca no profissional uma reflexão mais abrangente e profunda. A ideia não é solucionar uma questão, mas tentar entender por que ela existe.

“Se um gestor tem problemas para lidar com os subordinados, por exemplo, o aconselhamento vai ajudá-lo a entender as causas dessa dificuldade”, afirma Casado. Algumas empresas disponibilizam o serviço a seus executivos. Dura entre três e seis meses.

Recolocação ajuda profissional a encontrar um novo emprego

Quando a pessoa já decidiu que quer mudar de emprego, a consultoria para recolocação (o termo em inglês, “outplacement”, também é usado), é a mais indicada.

Nela, um especialista vai ajudar o profissional a “descobrir quais são seus pontos fortes e fracos, ajustar seu currículo, saber como abordar as pessoas em sua rede de contatos para procurar oportunidades de emprego e a se apresentar na entrevista”, afirma Lago.

Tutoria oferece consultoria técnica

Se o objetivo do profissional for receber indicações de leituras para aprimorar conhecimentos técnicos que ele acha importantes para a sua carreira, deve contratar um serviço de tutoria.

“Pouco conhecida, a tutoria serve para orientar os estudos”, diz Casado. Como o profissional pode não ter tempo de se manter atualizado sobre as demandas do mercado, o tutor faz essa análise, seleciona conteúdos e os envia para leitura.