IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Candidatos mentem sobre inglês na entrevista de emprego; veja outros golpes

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Mariana Bomfim

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 06h00

Durante uma entrevista para o cargo de gerente financeiro em uma indústria, o recrutador Ricardo Hagg, gerente-executivo da Page Personnel, pediu ao candidato que conversasse em inglês, para confirmar se ele tinha domínio do idioma, como dizia seu currículo. Depois de concordar e pedir apenas para ir ao banheiro antes, o candidato simplesmente foi embora.

“Pela janela do escritório eu o vi saindo do prédio”, conta Hagg.

A fuga pode ter sido motivada pelo constrangimento de ser pego contando uma mentira. Para Hagg, o candidato não falava inglês tão bem quanto dizia o currículo. “Até aquele momento, eu havia gostado muito da entrevista e, se ele tivesse dito a verdade, eu provavelmente o teria indicado para a vaga mesmo assim.”

O grau de domínio de idiomas é um dos itens que os candidatos mais mentem no currículo, segundo o CEO da Produtive, Rafael Souto. E é, também, a mentira mais fácil de descobrir, já que basta pedir ao candidato que mostre seu domínio da língua, como fez Hagg.

Há mentiras, porém, mais difíceis de serem identificadas em uma entrevista. O motivo da demissão no último emprego, a real participação do profissional em um projeto e o cargo ocupado na empresa anterior são algumas delas.

Mentira pode ser detectada por tom de voz e gestos

O professor de oratória e colunista do UOL, Reinaldo Polito, diz que o entrevistador pode reconhecer sinais de mentira na fala e nos gestos do candidato. “As pessoas costumam engrossar um pouco a voz e emitir um som quase gutural quando a resposta não é verdadeira”, diz.

Ele recomenda que o recrutador faça uma pergunta cuja resposta dificilmente será mentirosa, como quantos irmãos o candidato tem ou onde nasceu. Em seguida, faça a pergunta que realmente interessa e compare o tom de voz nas duas respostas.

“Os mentirosos também tem tiques, como coçar o nariz sem motivo, esfregar nervosamente as mãos, cruzar e descruzar repetidamente as pernas e desviar o olhar”, diz Polito. Nesse caso, é melhor o recrutador checar as respostas que o candidato deu no momento em que teve esses comportamentos.

Além de observar esses aspectos, também há perguntas que os recrutadores podem fazer ao longo da entrevista e medidas que podem tomar depois para confirmar se o candidato falou a verdade. Hagg, Souto e Polito revelam, abaixo, sobre o que os entrevistados mais mentem em entrevistas de emprego e como o entrevistador pode “pegar” a mentira.