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Currículo é visto em segundos; evite fotos 'queima filme' e desorganização

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

24/11/2014 06h00

O desejo de construir a carreira na empresa dos seus sonhos está nas mãos de um estranho que vai gastar poucos segundos pensando em você.

Essa é a realidade de todo profissional, já que o futuro em uma companhia começa sempre com o simples ato de enviar o currículo para análise.

Então é preciso caprichar: o conteúdo tem de ser enxuto, claro, bem organizado e não pode, jamais, expor o candidato ao ridículo.

"Já recebi currículos com selfies, fotos em baladas e até mesmo com o candidato segurando uma cerveja", afirma Letícia Gomes, analista de RH da Goomark, empresa de comunicação e marketing digital.

O tempo para impressionar um recrutador é muito curto.

"Em até 40 segundos, conseguimos definir o perfil técnico e os principais objetivos profissionais de um candidato", diz Marília Evangelista, consultora da Asap, especializada em recrutamento de executivos.

Segundo pesquisa feita pelo TheLadders, serviço norte-americano de procura de empregos, esse tempo é, em média, de seis segundos.

"Acredito que o número dessa pesquisa seja um pouco exagerado, mas vejo que recrutadores levam, no máximo, de 2 a 3 minutos por currículo", afirma Rodrigo Parisi, diretor da Hays, empresa de recrutamento.

A quantidade de currículos que um recrutador recebe varia de acordo com a empresa e a vaga, mas pode chegar facilmente a centenas.

Conciso e direto

Os recrutadores analisam, principalmente, dois pontos: experiência profissional e formação educacional, nessa ordem.

Os dados que o recrutador presta mais atenção são os lugares em que o candidato trabalhou e o tempo que passou em cada empresa.

Para Letícia Gomes, três é o número máximo de experiências profissionais descritas, podendo ser as últimas ou as que tenham mais relação com aquela vaga.

Marília Evangelista diz que há exceções. "Quando o candidato tem uma carreira longa, é possível colocar mais. Sugiro que a descrição cubra um período de dez anos da vida profissional".

Quatro informações sobre sua experiência são cruciais: nome e breve descrição da empresa, tempo que trabalhou, atividades que desempenhava e resultados obtidos.

"Os resultados não são apenas números. Se eles não podem ser medidos dessa forma, cite projetos importantes de que participou, por exemplo", diz Parisi.

É importante ser conciso, organizar em tópicos e utilizar palavras-chave que tenham ligação com a função.

Formação educacional

Depois de descartar todos os candidatos cuja experiência profissional descrita não interessa, o ponto analisado será a formação.

Graduação, pós e MBAs não podem faltar. Outros cursos relevantes são interessantes, desde que sejam ligados à área da vaga pretendida, afirma Parisi.

No campo de idiomas, use o formato clássico para descrever seu conhecimento: básico, intermediário, avançado e fluente.