Bolsas

Câmbio

Número de desempregados no país aumenta 40,3% em um ano, segundo IBGE

Do UOL, em São Paulo

  • iStock/ATINAT_FEI

O número de desempregados no Brasil chegou a 11,41 milhões no trimestre entre março e maio. Na comparação com o mesmo período de 2015, houve um salto de 40,3%, com 3,3 milhões de pessoas a mais sem trabalho.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa não usa só os trimestres tradicionais, mas períodos móveis (como fevereiro, março e abril; março, abril e maio etc.).

O número de desempregados é o mesmo do mês anterior, mas houve alta na comparação com outros períodos (trimestre e ano). A taxa cresceu nestas duas situações:

  • são 3,3 milhões a mais (40,3%) em relação a março a maio de 2015;
  • são 1,1 milhão a mais (10,3%) em relação ao trimestre anterior (dez/15 a fev/16).

Um aumento semelhante havia sido apontado pelo IBGE no trimestre entre dezembro de 2015 e fevereiro deste ano, quando o total de desempregados saltou 40,1% em um ano, de 7,4 milhões para 10,37 milhões. 

Metodologia da pesquisa

Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. São pesquisadas 211.344 casas em cerca de 3.500 municípios.

O IBGE considera desempregado quem não tem trabalho e procurou algum nos 30 dias anteriores à semana em que os dados foram coletados. 

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada?

Primeiro, adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96492-6379 (não esqueça do "+55"). Depois, envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: grana10.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos