PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Empregos e carreiras

Festa da firma: Empresas têm show com testagem, palestra e encontro online

Colaboração para o UOL, no Rio

22/12/2021 04h00

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 no país e o afrouxamento das medidas restritivas, algumas instituições e empresas retomaram as festas de fim de ano oferecidas para os colaboradores no mês de dezembro. No próximo dia 22, o Sistema Fecomércio RJ vai reunir seus funcionários para o chamado "Encontro de Resultados" no Teatro Sesc Ginástico, no Centro do Rio. O evento contará com o show do Zeca Pagodinho.

Para o evento, a Fecomércio oferecerá, 24 horas antes do encontro, um teste rápido para diagnóstico de covid-19 aos colaboradores confirmados no evento. Além disso, para ter acesso ao teatro os profissionais terão que apresentar a carteira de vacinação com o esquema vacinal completo e passarão também pela checagem de temperatura.

Ao UOL, a Fecomércio disse que "entende que fará um evento seguro e plenamente adequado, bem como incentiva que os empresários, ao organizarem seus eventos, coloquem sempre o conforto e a segurança de seus colaboradores como prioridade".

A Fecomércio informou ainda que o número de pessoas presentes no encontro será menor que a capacidade do teatro como mais uma das medidas de segurança adotadas.

Já a PremiaPão, uma franquia que vende anúncios para comerciantes através da divulgação das marcas em saquinhos de pão, reuniu seus funcionários na própria casa do CEO da companhia, em Gravatá (PE). Na festa, os colaboradores participaram de premiações e também foram conhecidos os destaques do ano da empresa.

Como todos os colaboradores já haviam retornado ao escritório para o trabalho presencial e estavam com o ciclo vacinal completo, não foram feitas exigências para participar do encontro que ocorreu no dia 7 de dezembro. A festa reuniu 45 pessoas e foi em local aberto.

Outras empresas também aderiram as festas de fim de ano, mas não quiseram passar detalhes sobre o evento para a reportagem.

Fiocruz lança cartilha para fim de ano

Com a revogação de medidas restritivas e a possibilidade da realização de eventos, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) lançou uma cartilha com um conjunto de recomendações para orientar sobre as formas mais seguras de passar pelas festas de fim de ano e diminuir os riscos de transmissão da covid-19 no período.

De acordo com o documento, é recomendado participar do evento pessoas que estejam com a vacinação completa; não devem comparecer à festa aqueles que estejam com sintomas relacionados à covid-19 ou quem manteve contato com pessoas que contraíram a doença nos últimos 14 dias, entre outros destaques.

A cartilha com as recomendações completas pode ser consultada aqui.

Para Telma Basha, consultora de recursos humanos, para promover uma noite mais segura é importante que os colaboradores evitem se abraçar e beijar, o uso de máscara mesmo não sendo obrigatório é apropriado em ambientes fechados.

"O ideal seria que estas festas acontecessem em lugares abertos. O local escolhido deve também disponibilizar estações de álcool em gel em diferentes pontos do evento e é recomendado ainda garantir uma distância mínima entre as pessoas, mesmo entre aquelas que já retomaram o trabalho presencial".

Basha reforça que apesar da melhora no número de covid-19, a pandemia ainda não acabou.

Eventos virtuais ou híbridos

Para evitar riscos de contágio, várias empresas decidiram por manter as festas de fim de ano no modelo virtual ou aderiram ao modelo híbrido.

A SulAmérica realizou um evento totalmente digital no último dia 17 que contou o show dos Barões da Pisadinha.

Já a Novartis Brasil preferiu um modelo híbrido de evento que disponibilizou diversas palestras. Um dos momentos do evento contou com a participação do atleta Daniel Dias, nadador paralímpico brasileiro e recordista mundial, que fez uma palestra motivacional para os colaboradores. Para os eventos foram disponibilizadas vagas presenciais e online.

"Os colaboradores que se sentiram à vontade para participar do evento presencialmente se inscreveram via formulário disponibilizado a todos, cujas vagas eram limitadas e por ordem de chegada. Aqueles que compareceram de forma presencial, foram orientados quanto às 'cinco regras de ouro da instituição', que reforçam as principais medidas e protocolos de higiene e segurança (...) A interatividade com os colaboradores que participaram do evento de forma remota aconteceu por meio de um QRCode disponibilizado especialmente para este momento", explicou Nicolas Franco, líder de Pessoas e Organização da Novartis Brasil.

Para o evento "Open Conversation One Novartis" a empresa presenteou ainda os funcionários com um cartão com créditos em reais para serem gastos da maneira que cada profissional preferir.

Assim como no ano passado, a Edenred, detentora das marcas Ticket, Ticket Log, Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas, adotou um encontro totalmente virtual. O grupo chegou a consultar os colaboradores sobre as opções de festa presencial ou virtual. No entanto, após uma análise do Comitê Multidisciplinar, as empresas optaram pelo encontro online que celebrou trabalhadores que completaram 10, 20 e 30 anos de casa; premiação interna de equipes que desenvolveram projetos com resultados significativos para a Edenred. Ao todo, 11 grupos foram destaque e vão receber um valor em dinheiro e troféu especial.

Para Alaor Aguirre, vice-presidente da Edenred Brasil, o formato online também tem sido um sucesso.

"Uma das vantagens que identificamos nesse formato de evento é o alcance de pessoas que ele possibilita - não existem limitações físicas e geográficas, promovendo segurança e conforto, todos conseguem participar".

PUBLICIDADE

Empregos e carreiras