Descredenciamento
Amanda
Sempre que preciso de atendimento, ligo no meu plano de saúde e eles me passam os contatos de vários médicos. Quando tento marcar consulta, no entanto, sou informada de que eles se descredenciaram ou não atendem determinadas especialidades. O que faço?
O advogado Julius Conforti sugere que a consumidora protocole uma carta na sede da empresa ou envie um e-mail ao SAC relatando todas as dificuldades que vem enfrentando. No mesmo comunicado solicite que o convênio lhe indique os profissionais de sua necessidade. Dependendo da especialidade dos médicos, a empresa tem entre 7 e 14 dias para viabilizar o atendimento.
Vou fazer uma cirurgia de redução de estômago. O convênio fez a liberação, entretanto 5 dias antes, descadastrou o médico. O que devo fazer, pois fiz todos os exames e estava convicta que faria a cirurgia com aquele médico. Sou obrigada a aceitar outra indicação do convênio médico?
A advogada Rosana Chiavassa aconselha a senhora a procurar um advogado o mais rapidamente possível para solicitar à Justiça uma liminar que lhe permita realizar a cirurgia com o mesmo médico. O Procon esclarece ainda que se houve o descadastramento, o plano de saúde é obrigado a substituir o profissional por outro da mesma qualificação.
Pago plano de saúde para minha mãe há muito tempo. A rede de hospitais era bem grande. Agora só tem um hospital, que é considerado um dos piores. A empresa pode descredenciar a maioria dos hospitais?
Não, para isso é preciso obter autorização da ANS. Essa autorização só é concedida contanto que o atendimento e o número de leitos não fique prejudicado. Não parece ser seu caso. Denuncie à ANS pelo telefone 0800 701 9656.