Encerramento de contas
Em 95 abri conta num banco para receber o salário da empresa. Quando fui demitida, tive de encerrar a conta. Dias atrás recebi uma carta de cobrança do banco informando que devo R$ 72 de tarifas. Pode?
A conta corrente deve ser encerrada formalmente para que não esteja mais sujeita à cobrança de tarifas. O procedimento correto para encerrar uma conta é escrever uma carta com cópia solicitando o encerramento, deixar dinheiro suficiente na conta para cobrir saldos, cheques pré-datados, tarifas a incidir e impostos, como CPMF, e entregar talões e cartão devidamente inutilizados. A carta de encerramento deverá ser protocolada. Se a senhora tiver a carta comprovando o encerramento e tiver seguido todos estes passos, a cobrança é indevida.
Há cinco anos enviei carta protocolada ao banco para encerrar uma conta. Mas, há duas semanas, recebi um telefonema de uma empresa de cobrança me avisando que eu tinha um débito de R$ 800 referente a tarifas de manutenção que não foram pagas. Neste período, nunca recebi nenhuma comunicação do banco. E agora?
O entendimento do Procon é que a consumidora não deve nada ao banco, pois encerrou a conta de modo correto. Outra prova é que o banco nunca enviou sequer um extrato para a consumidora. Procure o Procon.
Quero cancelar uma conta corrente. Tenho que ir até a agência onde tenho conta ou posso ir a uma agência perto do meu trabalho?
O correto é ir até a agência onde tem conta e protocolar uma carta solicitando o encerramento, para evitar dissabores futuros.