Reclamações
Gostaria de saber onde posso verificar se as escolas têm reclamação dos consumidores.
Na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de cada Estado. Em São Paulo, o site é www.procon.sp.gov.br.
Minha mensalidade aumenta ano após ano sem maiores explicações. Além disso, recebo um péssimo atendimento na escola. O que posso fazer?
Quanto à mensalidade, poderá consultar a Associação de Pais e Alunos e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça para verificar se a planilha demonstrando os aumentos está corretas. Quanto à má prestação de serviços: se for de ordem pedagógica, deverá denunciar ao MEC; se for relação de consumo, denuncie ao Procon.
A diretora da escola estadual da cidade onde moro fez uma rifa de bicicleta e está "chantageando" todos os alunos a comprarem, dizendo que quem comprar não precisa fazer prova. Onde posso denunciar?
Na Delegacia de Ensino.
Tenho um filho de 10 anos que está estudando em uma escola particular. Só que a qualidade do ensino da escola caiu muito. Tentei conversar com a direção da escola, mas todas as minhas reclamações foram infrutíferas. Quem fiscaliza estas escolas?
A Secretaria da Educação do Estado. Se não estiver satisfeita, faça uma reclamação por escrito na escola e denuncie à diretoria de ensino da sua região (para descobrir onde fica ou qual o telefone, em São Paulo, ligue 0800 7700012). A diretoria irá abrir uma diligência para verificar o problema.