Seguro de Imóveis
Tive a minha casa arrombada por meio de "chave micha" e a seguradora entende que esse conjunto de arames se trata de uma chave cópia e não paga o seguro. O que fazer nesses casos?
Acionar o Procon e a Susep. Se a casa foi arrombada, a seguradora tem de pagar. A seguradora só pode se eximir do pagamento se ela especificar de forma bem clara no contrato o que ela não cobre.
Fiz um seguro de minha casa de campo. Ladrões entraram de madrugada, levando eletrodomésticos e utensílios diversos. A seguradora exige nota fiscal destes aparelhos para pagar o seguro. Só que alguns têm mais de 5 anos e eu não tenho mais estas notas fiscais. Como devo agir?
Se a seguradora aceitou o risco, terá de arcar com o pagamento. Se ela desconfia que o senhor está mentindo, terá de provar. Se o senhor fez um boletim de ocorrência registrando tudo o que foi furtado, isso já deverá ser o suficiente para que a seguradora pague. Para evitar este tipo de constrangimento, é sempre bom lembrar que as seguradoras costumam pedir uma relação de bens no caso de seguros residenciais. É importante fazer uma relação detalhada.
Tenho um imóvel no valor de meio milhão de reais e ainda falta pagar metade. Quero saber qual o valor médio do seguro que terei de pagar para quitar esta dívida, no caso de morte e invalidez permanente?
O seguro a que o senhor se refere é o chamado prestamista. O preço deste seguro varia mais de acordo o estado de saúde e idade do devedor, e não somente de acordo com a dívida.
Tenho uma loja de automóveis, existe algum tipo de seguro que cubra roubo e incêndio?
Sim, várias seguradoras têm esse tipo de cobertura. Consulte a Susep.