Vida
Fiz dois seguros de vida. Sofri um acidente e perdi parte de um dedo da mão. Ambas as seguradoras fizeram perícia. Uma pagou e a outra negou dizendo que agravei o acidente. É possível haver esse tratamento diferenciado por parte das seguradoras? A quem devo reclamar?
À Susep e ao Procon. A seguradora não pode se negar a pagar o seguro sem provar que realmente houve o agravo. À seguradora cabe o ônus da prova.
Tenho várias apólices de seguro de vida. Caso ocorra o sinistro, meus dependentes irão receber o valor coberto em cada uma das apólices ou só receberão o valor da maior apólice?
Receberão o valor de todas as apólices. Este é o único caso de seguro acumulativo.
Fiz dois seguros de vida e mudei de país, mas não tenho a apólice do seguro. Como saber quais os meus direitos?
O segurado tem direito a saber as condições gerais do seguro antes de assinar o contrato. Faça uma reclamação formal à Susep exigindo que a seguradora envie a apólice e as condições gerais.
Paguei durante 20 anos apólices de seguro de vida que continha cláusula de devolução do valor da referida apólice no caso de sobrevivência. Sobrevivi. Solicitei a devolução, que me foi negada que "não havia cláusula de atualização monetária". Isso está certo?
A omissão é sempre favorável ao consumidor. Procure a Justiça.
Tive um acidente que me obrigou a amputar a perna. Duas das três seguradoras com as quais fazia seguro de vida se recusaram a pagar alegando doença pré-existente. Já entrei na Justiça contra elas, mas quero divulgar a má qualidade da prestação de serviços dessas empresas. Como faço?
Os jornais disponibilizam espaços para que os consumidores façam suas reclamações.
Paguei um seguro de vida por 15 anos e agora resolvi cancelar. Tenho direito a receber o dinheiro de volta?
Não.
A seguradora se nega a indenizar um seguro por morte, alegando que o segurado tinha uma doença pré-existente não declarada na época em que fez o seguro, há 3 anos. O que eu faço?
A seguradora tem de provar que está com a verdade. Se não provar, tem de pagar.
Gostaria de saber se é verdade que não é permitido ter dois seguros de vida.
Não. As pessoas podem ter quantos seguros de vida quiserem e puderem pagar.
Pago um seguro de vida há oito anos e tive câncer há pouco tempo. Quero aumentar o prêmio e a parcela que pago mensalmente. Eles podem não aceitar por causa da doença?
Sim. Para aumentar o capital segurado, você precisará fazer uma nova declaração de saúde, e é prerrogativa da seguradora não aceitar por causa da sua doença.
Meu pai tinha um seguro de vida que pagou por 30 anos. A empresa sofreu liquidação extrajudicial. Ele tem direito a alguma indenização?
A apólice de seguro de vida é paga mensalmente ou anualmente. O seguro de vida não é uma modalidade de investimento, mas funciona como um seguro de carro: você só paga para estar garantido caso aconteça o sinistro (no caso, morte ou invalidez). Se não houve o sinistro, não cabe nenhum ressarcimento.
O que é seguro de vida resgatável?
O segurado que não sofre o sinistro (morte ou invalidez) pode resgatar uma parte ou o total do que pagou, com atualização monetária, com ou sem juros no final de um prazo contratado. Se o segurado desistir do contrato também pode resgatar uma parte, mas haverá um desconto baseado numa tabela da seguradora - que é muito importante conhecer. Há incidência de 7% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o valor dos prêmios do seguro dotal (parcelas). Isso representa um custo pesado sobre o valor acumulado. Por outro lado, o resgate está isento de Imposto de Renda.
Há mais de 4 anos pago um seguro de vida. Agora fiquei com câncer e estou em fase de rigoroso tratamento. Posso requerer o seguro?
Se o seu seguro seguir as regras gerais, não. Normalmente, a indenização ocorre por três motivos: morte qualquer causa, invalidez total e permanente por doença e invalidez total ou parcial por acidente. Como o senhor ainda está em tratamento, não parece estar caracterizada a invalidez total e permanente. Lembro que não sabemos a que tipo de limitação física o senhor está sujeito por causa da doença.
Durante 22 anos meus pais pagaram seguro de vida. Por conta de um atraso de 29 dias, o banco cancelou os seguros. Isso está certo?
A inadimplência cancela automaticamente o seguro. É lei.