IPCA
0.75 Mar.2019
Topo

Imposto de renda

Dúvidas do IR 2019


IR 2019: Pague menos imposto com estas despesas de saúde pouco conhecidas

2019-04-10T19:22:49

10/04/2019 19h22

IR 2019: Posso deduzir do imposto os gastos com remédios?

UOL Notícias

Na hora de declarar o Imposto de Renda 2019, reunir as despesas com saúde é prioridade entre os contribuintes, uma vez que a legislação permite abater da base de cálculo do imposto os gastos realizados em 2018, sem limites. Mas, você conhece todas as despesas que podem ser deduzidas?

Deduções valem para titular e dependentes

Consultas médicas, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, exames clínicos, planos de saúde, exames laboratoriais, estabelecimentos geriátricos qualificados como hospital estão entre as despesas mais comuns a serem declaradas. Mas, existem ainda aquelas menos conhecidas e que podem incrementar o total de dedução declarado.

O abatimento integral dos gastos no cálculo do IR vale para você e também para os dependentes. Nesse caso, você deve criar um novo lançamento na ficha "Pagamentos Efetuados" e selecionar o campo "Dependente".

No caso do alimentando (pessoa para quem paga pensão alimentícia), o contribuinte pode abater despesa com saúde, desde que a responsabilidade pelo pagamento esteja prevista em decisão judicial.

Cirurgias estéticas podem ser deduzidas

É possível deduzir todos os gastos com cirurgia plástica, reparadoras ou não, com a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde, física ou mental, do paciente. As despesas com prótese de silicone também podem ser deduzidas, desde que o seu valor integre a fatura emitida pelo hospital relativamente a uma despesa médica dedutível.

Da mesma forma, outros gastos podem ser abatidos, desde que constem na conta do hospital ou na conta emitida pelo médico, tais como: compra e colocação de marca-passo e gastos com instrumentador cirúrgico, assistente social, enfermeiro e massagista.

Próteses e aparelhos

Próteses dentárias, assim como a colocação e manutenção de aparelho dentário, integram a conta do dentista e entram como despesas dedutíveis. Basta que o profissional forneça a nota fiscal para o contribuinte.

Cadeiras de rodas, calçados e palmilhas ortopédicas, pernas e braços mecânicos são informados como despesas médicas na declaração e também podem ajudar a reduzir a mordida do Leão.

Gastos no exterior

Se você ou algum dependente realizou tratamento médico, ou passou por cirurgia no exterior, saiba que pode deduzir os gastos no Imposto de Renda. É preciso comprovar as referidas despesas. Os gastos com passagem e hospedagem não são dedutíveis.

Dependentes com deficiência

Para dependentes com deficiência física ou mental, a forma de declarar as despesas com instrução é diferenciada, pois todos os gastos podem ser declarados como despesas médicas, desde que exista laudo médico atestando o estado de deficiência, e os pagamentos sejam feitos a entidades especializadas para esse fim.

Tenha comprovante de tudo

Toda e qualquer valor declarado à Receita Federal para abatimento de Imposto de Renda precisa ser comprovado por meio de notas fiscais, recibos de pagamento ou outro documento idôneo.

Como as deduções com despesas médicas são integrais, a fiscalização é maior. Desta forma, aumentam os riscos de ser chamado para prestar esclarecimentos e ter que apresentar comprovação dos gastos declarados.

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre IR 2019 no UOL Economia
Baixe o programa para declarar e entregar o IR 2019
Receita Federal e faculdades ajudam a fazer declaração de graça
O que é melhor: declaração completa ou simplificada?
Quem pode ser dependente e como isso reduz seu imposto?
Como pagar menos imposto ou receber mais restituição?

Mais Dúvidas do IR 2019