Topo

Imposto de renda

Dúvidas do IR 2019


IR 2019: Preciso declarar restituição de imposto recebida no ano passado?

2019-03-20T11:43:24

20/03/2019 11h43

A resposta é sim. Todo dinheiro recebido a título de restituição do IR deve ser declarado pelo contribuinte na declaração do Imposto de Renda, porém está livre de qualquer tributação. Basta informar os valores no campo "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis". No próprio formulário há um campo específico, na linha 25 - Restituição do imposto sobre a renda de anos-calendário anteriores.

Há casos de contribuintes que podem receber mais de uma restituição em um mesmo ano. Acontece com aqueles que tiveram a restituição retida em malha fina em anos anteriores e, após prestarem esclarecimentos, tiveram o valor liberado. Neste caso, basta somar os valores a serem informados.

O mesmo acontece com quem for declarar em conjunto este ano. Se ambos tiveram recebido restituição em 2018, os valores isentos também devem ser somados ao serem declarados.

Como consultar o valor a ser informado?

Para saber o valor correto a ser declarado, o contribuinte deve consultar o seu extrato bancário referente ao mês do depósito ou acessar o portal e-Cac, da Receita Federal.

Lembre-se que há dois valores da restituição: o original (informado na conclusão da declaração) e o efetivo, recebido pelo contribuinte com correção monetária pela taxa Selic. É esta restituição efetiva que o contribuinte deve informar em sua declaração.

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre IR 2019 no UOL Economia
Baixe o programa para declarar e entregar o IR 2019
Receita Federal e faculdades ajudam a fazer declaração de graça
O que é melhor: declaração completa ou simplificada?
Quem pode ser dependente e como isso reduz seu imposto?
Como pagar menos imposto ou receber mais restituição?

IR 2019: Posso deduzir do imposto os gastos com remédios?

UOL Notícias

Mais Dúvidas do IR 2019