IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Contribuinte que declara IR antes tem mais tempo para corrigir erros

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/03/2014 06h00

Além de garantir sua restituição mais cedo, caso tenha direito a ela, o contribuinte que declara antes tem uma margem maior para retificar sua declaração, em caso de erros no preenchimento. O prazo termina no dia 30 de abril.

Com o tempo a seu favor, você consegue reunir documentos com calma, observar as regras e as novidades do IR com atenção, aproveitar ao máximo as deduções às quais têm direito e, principalmente, evitar erros simples que costumam levar muitos contribuintes à malha fina, como a omissão de informações importantes.

Um exemplo comum é informar salários e despesas médicas diferentes dos recibos emitidos pelas empresas. Outra situação é deixar de declarar outros rendimentos próprios e de dependentes.

Ou, ainda, informar dependentes sem ter relação de dependência, sem poder comprovar ou mesmo sem ser permitido, como o caso de pais que declaram em separado, porém informam o mesmo filho nos dois documentos.

Declaração retificadora pode ser entregue em até cinco anos

Caso eventuais erros aconteçam, é possível entregar uma declaração retificadora até o dia 30 de abril.

Se você perceber erros no preenchimento depois deste prazo, aumentam suas chances de cair na malha fina. Nada o impede, entretanto, de corrigir as informações assim que notar o problema, pois o prazo máximo para retificar é de cinco anos.

O modelo escolhido na declaração original deve ser mantido (simplificado ou completo). Tenha em mãos o número do recibo de entrega do documento anterior.