PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Imposto de renda

IR 2020: Você pode declarar sem ser obrigado e ganhar restituição

Colaboração para o UOL, de São Paulo

10/02/2020 19h18

Quem não é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2020 pode preencher o programa e ainda conseguir restituição, dependendo do caso. A entrega pode ser feita fora do prazo, sem pagamento de multa.

Veja em quais situações pode valer a pena fazer a declaração, mesmo sem ser obrigado.

1) Teve imposto retido durante o ano

Quem não é obrigado a declarar, mas teve algum tipo de retenção de Imposto de Renda durante o ano, como no pagamento das férias, por exemplo, poderá fazer a declaração e receber todo o imposto pago de volta.

2) Quer fazer financiamento

Mesmo quem não tem imposto a receber, mas pretende pedir um financiamento bancário, pode apresentar a declaração de IR para ficar com esse documento em mãos.

Normalmente, os bancos exigem o documento dos clientes que pretendem pedir um financiamento imobiliário ou um empréstimo.

A declaração serve para comprovar a renda ou até mesmo comprovar que você não possui bens e, assim, poder pleitear um financiamento pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH)

3) Quer tirar visto para viajar ao exterior

Outro motivo para ter a declaração do Imposto de Renda é que esse documento também é solicitado para a emissão de vistos para viagens ao exterior, como no caso dos Estados Unidos.

A declaração serve como um dos documentos que demonstram a condição financeira do viajante para custear a viagem e também seus vínculos com o país.

Quem não é obrigado a declarar não paga multa por atraso

Outra vantagem para o contribuinte desobrigado da entrega é que pode enviar a declaração depois do prazo, sem pagar multa.

Então, se decidir fazer a declaração em cima da hora e não tiver os documentos na mão, não há problema. Pode fazer depois do prazo oficial até o limite máximo de cinco anos após o ano referente à declaração.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Bolsonaro diz que vai insistir para aumentar isenção no Imposto de Renda

UOL Notícias
Errata: o texto foi atualizado
O título desta matéria foi corrigido.

Imposto de renda