PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

IR 2021: Ajudou ou foi ajudado por alguém? Precisa declarar qualquer doação

Colaboração para o UOL, de São Paulo

09/03/2021 04h00

A doação de dinheiro, veículos, imóveis ou outros bens e direitos deve ser declarada no Imposto de Renda 2021, tanto por quem fez a doação, como por quem a recebeu. Não importa se são parentes ou amigos.

Por exemplo, se o pai deu um carro de presente para o filho, ambos precisam informar a doação nas suas respectivas declarações, em campos diferentes.

Veja nesta matéria como preencher a declaração nas duas situações, se você fez ou se recebeu doação em 2020.

Recebeu doação? Veja quais fichas preencher

O primeiro passo é abrir a ficha "Rendimentos Isentos e não Tributáveis". Clique em "novo" e selecione o campo "14 - Transferências patrimoniais - doações e heranças".

Em seguida, informe o nome e o CPF do doador e o valor correspondente ao bem ou a quantia em dinheiro recebida na forma de doação.

IR doação recebida - tela isento - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O próximo passo é abrir a ficha "Bens e Direitos". Clique no botão "Novo" e adicione o item selecionado, com o código correspondente ao bem ou direito recebido em doação. Pode ser um carro, terreno, casa, apartamento, dinheiro em espécie, investimento etc.

No campo "Discriminação", detalhe a doação recebida, informando o nome e CPF do doador. Deixe o campo "Situação em 31/12/2019" com valor zero. No campo "Situação em 31/12/2020", informe o valor recebido em doação.

IR doação recebida - bens - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se você recebeu a doação em dinheiro e investiu a quantia, por exemplo, em um fundo de investimento, quando for declarar esse fundo na ficha de "Bens e direitos" coloque na "discriminação" que aquela quantia é proveniente da doação e informe nome e CPF do doador.

Caso tenha recebido a doação em dinheiro, mas não investiu a quantia e não comprou nenhum bem, então declare o valor utilizando o código "63 - Dinheiro em espécie - moeda nacional" ou o código "64 - Dinheiro em espécie - moeda estrangeira".

Quem fez doação deve informar em duas fichas da declaração

Se você fez a doação para outra pessoa, também deve preencher duas fichas da declaração.

Comece pela ficha "Doações efetuadas". Clique em "novo" e selecione o código correspondente, que pode ser "80 - Doações em espécie" para transferências em dinheiro ou "81 - Doações em bens ou direitos" para doação de imóveis, veículos ou outros bens.

Informe o nome e o CPF do "donatário", ou seja, de quem recebeu a doação. Informe o valor do bem ou a quantia em dinheiro doada. Clique em "OK" para concluir.

IR doação feita - ficha doação - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em seguida, abra a ficha de "Bens e Direitos" e localize o bem que foi doado na lista. Clique nele para abrir o formulário.

No campo "discriminação" informe a doação e para quem foi doado, inclusive com o CPF da pessoa. No campo situação em 31/12/2020 coloque o valor zero.

IR doação feita - ficha bens - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito.

O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro. O evento é gratuito para todos os leitores UOL.

Garanta o seu lugar no evento aqui:

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

PUBLICIDADE
Errata: o texto foi atualizado
Os códigos informados para a ficha "Doações efetuadas" estavam invertidos. O correto é código 80 para doações em espécie e código 81 para doação de bens e direitos.