IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IR 2021: Já viu se a restituição caiu na conta? Receita paga hoje 3º lote

Do UOL, em São Paulo

30/07/2021 04h00

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (30) o terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2021. O pagamento de R$ 5,8 bilhões para cerca de 5,1 milhões de contribuintes será feito na conta bancária indicada na declaração.

Desse total, R$ 354 milhões se referem a contribuintes que têm prioridade pela lei, como idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e professores. Além deles, receberão 4,9 milhões de pessoas que enviaram a declaração até 18 de maio deste ano.

Como checar se sua restituição foi liberada?

Para saber se sua declaração foi liberada, você deverá acessar o site da Receita ou usar o app para pessoa física da receita.

Também é possível checar o pagamento pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os sistemas Android e iOS.

Restituição não saiu? Pagamento pode ser feito até fim de setembro

A restituição obedece a uma fila de entrega, ou seja, o contribuinte que envia a declaração antes, recebe a restituição primeiro. Apenas os idosos, pessoas com deficiência e professores têm preferência no pagamento, ou seja, recebem antes dos demais contribuintes.

O contribuinte que tem direito a restituição deve ficar atento ao calendário. Ao todo, são cinco lotes de pagamentos.

A Receita não informa previamente quando vai pagar sua restituição. Alguns dias antes do pagamento de cada lote, você precisa consultar o site da Receita e verificar se sua restituição será paga naquele lote.

Veja o calendário de pagamento das restituições do IR 2021

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.