IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Imposto de Renda: Erro na declaração online mostra 2023 em vez de 2022

Colaboração para o UOL, de São Paulo

07/03/2022 09h58Atualizada em 07/03/2022 12h21

Quem tentou acessar nesta segunda-feira (7) a declaração online do Imposto de Renda 2022 pelo computador nas primeiras horas da manhã encontrou um erro na tela. O link para a declaração de 2022 não aparecia. Em compensação, existia uma conexão para a declaração online de 2023, que nem sequer deveria estar lá. Mas, ao clicar nesse link, o contribuinte é levado para a tela correta, com a declaração online de 2022.

Pelo celular, esse problema não ocorre. No meio da manhã, o problema parece ter sido solucionado. O UOL questionou a Receita Federal sobre o erro, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

Na primeira tela, o ano de 2022 aparecia com o aviso de que não há informações a exibir:

IR online 22 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A segunda tela mostrava que é possível fazer a declaração de "2023":

IR online 23 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ao clicar em 2023, a próxima tela traz o ano correto de 2022:

IR online - segunda tela - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O programa para declaração neste ano foi liberado com uma semana de atraso. A Receita Federal e o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita afirmaram que a causa foi a operação padrão dos trabalhadores. O sindicato disse que, além da lentidão, poderia haver erros no programa.

Lentidão para baixar o programa

O site da Receita Federal para baixar o programa de programa de declaração do Imposto de Renda 2022 está instável. É possível chegar à primeira tela, mas quando o usuário escolhe o sistema operacional e pede o download, aparece mensagem de que foi possível acessar o site, segundo testado pelo UOL entre 8h30 e 8h55 desta segunda-feira (7).

Em nota, a Receita disse que há muitos acessos e recomenda tentar fazer o download depois.

"Em razão do alto número de acessos nos primeiros momentos desta manhã, o download do programa está apresentando instabilidade. Essa situação já está sendo tratada e recomenda-se que aguardem e tentem novamente mais tarde", diz a nota.

Para fazer a declaração no computador, é preciso baixar o programa conforme o sistema operacional da máquina (Windows, Mac etc.). O UOL conseguiu baixar o programa e o colocou em seus servidores. Faça o download abaixo, conforme seu sistema operacional.

Escolha o sistema operacional e baixe o programa de declaração do IR 2022:

Windows

Mac

Multiplaforma

Precisa declarar o IR, entre outras situações, quem ganhou mais de R$ 28.559,70. Leia aqui as regras completas para saber se você é obrigado a declarar.

  • Veja as principais notícias do dia no UOL News:

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.